As operações no Aeroporto de Congonhas foram retomadas, na tarde desta sexta-feira, 15, depois que o local ficou sem energia elétrica.
Por causa do problema de energia, os trabalhos no terminal de passageiros ficaram parados por uma hora e meia. Além disso, pousos e decolagens tiveram de ser suspensos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a queda de energia começou às 14h40. Alguns passageiros disseram ao jornal que uma fumaça saiu de um dos dutos de ventilação na sala de embarque remoto. No entanto, isso ainda não foi confirmado.
Leia mais: “Aeroporto de Barcelona entra em alerta depois de identificarem mala com conteúdo radioativo”
A falta de energia também afetou a torre de controle, o que deixou os operadores sem rádios e as aeronaves sem comunicação. Com isso, ao menos dois aviões Airbus da Latam, um Boeing 737 da Gol e um Embraer da Azul ficaram parados na pista, sem poder se mexer.
Leia também: “Pilotos da Latam declaram mayday e precisam voltar em emergência”
Às 15h, portanto, a utilização do rádio começou a ser restabelecida, mas sem previsão de retorno das operações. A falta de energia também afetou alguns pontos da Avenida Washington Luís, que fica do lado de fora do aeroporto.
Duas horas depois de o problema ser resolvido, o Aeroporto de Congonhas continuava lotado de passageiros
Cerca de duas horas depois de o problema ter sido resolvido, o saguão continuava lotado de passageiros, que queriam informações sobre a troca de voos.
Bem de boa o aeroporto de Congonhas… pic.twitter.com/mKqiKoQmcz
— Maria clara Rodrigues de Oliveira (@Mariacrvett) March 15, 2024
Em nota, a concessionária Aena, que administra o aeroporto, disse que houve uma falha no abastecimento externo de energia no início da tarde desta sexta-feira. A empresa também afirma que, em virtude deste problema, as operações de pouso e decolagem ficaram suspensas entre às 14h25 e 15h51.
Leia também: “Guarulhos é o pior aeroporto sob concessão do Brasil, informa Anac”