A agência de checagem Aos Fatos admitiu nesta segunda-feira, 7, em publicação nas mídias sociais, ter cometido equívoco na checagem do pronunciamento proferido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quarta-feira, 2 de junho.
No discurso, o chefe do Executivo federal ressaltou as estimativas realizadas pelo mercado financeiro sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Bolsonaro, os investidores avaliavam crescimento econômico acima de 4%.
Aos Fatos classificou o discurso como falso — contudo, o dado é verdadeiro. Instituições como Goldman Sachs, Itaú Unibanco e XP Investimentos estimam que a economia brasileira deva crescer, sim, acima de 4% em 2021. O leitor de Oeste já havia sido informado a respeito da recuperação do país.
Em breve comunicado no Twitter, a agência admitiu o equívoco. “Erramos”, escreveu Aos Fatos. “Diferentemente do informado na checagem do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, de fato há estimativas de mercado para o PIB superiores a 4%. A informação foi corrigida, e o tuíte correspondente, deletado.”
ERRAMOS. Diferentemente do informado na checagem do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, de fato há estimativas de mercado para o PIB superiores a 4%. A informação foi corrigida, e o tweet correspondente, deletado. https://t.co/0aI3mSqmFj
— Aos Fatos (@aosfatos) June 4, 2021
Após Aos Fatos reconhecer o erro, Jair Bolsonaro pronunciou-se. “É mesmo? Quem diria”, tuitou o presidente.
– É mesmo? Quem diria. pic.twitter.com/8R8DrXGYPw
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 7, 2021
Leia também: “As reportagens de ‘Oeste’ censuradas pelas agências de checagem de fatos”
Desculpe Edilson, se você não estiver conseguindo abrir o link (também não abre no meu laptop), posso te enviar por WhatsApp (nesse abre). Basta você me fornecer o número ou me contatar pr WhatsApp em +1 559 380-5777.
Caro Edilson Salgueiro,
Considerando que até agora a Oeste não publicou nada sobre a recente fala do Presidente Bolsonaro onde se refere ao relatório do TCU sobre o número de mortes causados pela Covid 19, é importante saber que o perfil do Twitter do TCU negou a declaração feita pelo Presidente na qual disse que 59% dos casos de óbitos poderia estar supernotificado.
Usuários da Internet não conseguem ter acesso ao documento (TCO14.575/2020-5) que representa a fiscalização n.51/2020). Isso é muito grave.
Ocorre que o Orkan Intel, especializado em análise reversa e OSINT estão com o documento em seu inteiro teor por precaução.
O link é :
https://www.slideshare.net/Mattis-HallsteinVolla/tcu-relatrio-fiscalizao-n-512020
Coisa mais idiota essas agências.
Merecem um processo isso sim, essas agências de checagem são umas fraudes
É tanta sanha para escrever alguma bobagem para desmerecer o Presidente, que às vezes o tiro sai pela culatra
Às vezes ou quase sempre?
vigaristas cretinos!
E quem checa as “agências ” de checagem???? Ou,seja, quem fiscaliza o fiscal????
Aos Fatos adere a iniciativa de verificação de notícias do Facebook – (IFCN – International Fact-Checking Network/Aos Fatos/Agência Lupa – 10/05/2018)
ESSA REDE SOCIAL DO ZÉ ZUCKINHO COLOCA LINKS ABAIXO DE POSTAGENS SOBRE COVID-19 E VACINAÇÃO, CUJO SÓ HÁ FONTES DA (O)RGANIZAÇÃO (M)ONETÁRIA DA (S)AÚDE E DE SECRETARIAS ESTADUAIS.
ESSES ÓRGÃO NÃO SÃO TRANPARENTES NAS SUAS INFORMAÇÕES, DEVEM EXPLICAÇÕES SOBRE RECURSOS E PROCEDIMENTOS EMPREGADOS NO COMBATE À PESTE VERMELHA, E O INTERNACIONAL É CRITICADO NO MUNDO INTERIOR POR SUA RELAÇÃO COM A DITADURA COMUNISTA RESPONSÁVEL PELA DESGRAÇA.
Essas agências são tão criminosas quanto os institutos de pesquisas rssss
A ideia é sempre denegrir, não tem jeito
Fake news pra todo lado, sem escrúpulo nenhum