“Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o País detém 28,3%. Dos 64 milhões de quilômetros quadrados de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram, e muito, segundo estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais.
A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora tem 3,4%. A Ásia já deteve quase um quarto das florestas mundiais, 23,6%, agora possui 5,5% e segue desmatando. No sentido inverso, a América do Sul, que detinha 18,2% das florestas, agora detém 41,4%, e o grande responsável por esses remanescentes, cuja representatividade cresce ano a ano, é o Brasil.
Se o desflorestamento mundial prosseguir no ritmo atual, o Brasil – por ser um dos que menos desmatou – deverá deter, em breve, quase metade das florestas primárias do planeta. O paradoxo é que, ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal, o País é severamente criticado pelos campeões do desmatamento e alijado da própria memória.”
*Trechos de capítulo publicado no livro do autor: Quando o Amazonas corria para o Pacífico – Uma história desconhecida da Amazônia. Ed. Vozes, Petrópolis, 2007. 253p.
Pode-se ler isso em artigo da BBC:
“Australia has consistently been criticised for its slow climate progress and heavy reliance on coal-fired power – which makes it the most carbon polluting nation in the world per capita.” O maior produtor de CO2 do planeta per capita é a Austrália. Dificilmente leremos artigos de australianos divulgando isso pelo mundo afora. Essa é uma das diferenças entre os brasileiros e os australianos.
Evaristo, muuti bom e elucidativo seu artigo como todos os outros que publicou ate hoje. O q vemos acima nos outros comentários é o exercício da democracia, todos colocam suas opiniões gostem ou nao delas e permite assim que a discussão se prolongue cada um com seus argumentos. Essa não é minha ares de atuação portanto nao me sinto capaz de discutir. Uma coisa eu sei – o Tempo é o Senhor da Razão. Comprei cadeira e vou esperar – Meu voto é seu Evaristo. Abc
José Roberto Lima
jumentóide com rótulos cretinos! seu beócio!
Por que dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo? Não será por ser a maior floresta do planeta Terra?
Não se deve perder tempo com esse idiota…
Precisamos fazer as propagandas mundo afora porque temos números. Esta turma de fdps ativistas de merda precisam entender a realidade. Estudar geografia e história e esfregar estes números em sus caras
Professor Evaristo, infiltre-se na GLOBO, CNN, BANDNEWS e CULTURA e ensine-os a fazer relatos verdadeiros, mas cuidado com um tal de Marcelo Magalhães que ficou revoltado com seu artigo.
Tem como desmatar a esquerda do Brasil em 100%?
Esquerdiotas são contra o capitalismo, contra a produção comercial de alimentos, contra o empreendedor por princípio, são contra tudo.
Mas são favoráveis à miséria, à dependência do Estado, ao invasores terras que destrói vendendo madeira, ou seja, favoráveis ao ilícito.
O idiota de esquerda nunca separa quanto de área desmatada é legal da ilegal….., querem a exposição do país fazendo joguinho das Ongs.
O inferno tá garantido pra essas porcarias.
Coitado!
O Brasil segue na liderança do ranking mundial de destruição de florestas tropicais. E com folga. Levantamento da organização Global Forest Watch mostra que em 2020 foram devastados 1,7 milhão de hectares pelo desmatamento desenfreado e queimadas.
A área de floresta destruída no Brasil é três vezes maior que a do segundo colocado, a República Democrática do Congo (RDC)
Em 2020, o EPI acaba de ser divulgado, fornecendo dados e indicadores de quão próximos cada país pesquisado está de estabelecer metas de política ambiental, numa escala que destaca os líderes e os retardatários medidos por seu desempenho. Além disso, ainda fornece orientações práticas para os países que desejam avançar em direção a um futuro sustentável.
Os resultados do EPI mostram que:
• Ocupando o topo da lista, em primeiro lugar, ficou a Dinamarca. Em 2018 foi a Suíça
• Em segundo lugar ficou Luxemburgo, seguido de Suíça, Reino Unido e França
• Os 10 primeiros países do topo da lista são europeus
• EUA ficaram em 24º lugar
• China em 120ª posição
• China e EUA são os países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo
• Os 10 últimos países do ranking são: Haiti, Chade, Ilhas Salomão, Madagáscar, Guiné, Costa do Marfin, Serra Leoa, Afeganistão, Myanmar e por último, Libéria.
Esse copia e cola de esquerdopata é conhecido
Vc é um parasita! Dos piores!
“We would like to thank Cargill, the Mulago Foundation, the Norwegian Ministry of Climate and Environment, the UK Foreign, Commonwealth & Development Office, the US Agency for International Development, and the Walmart Foundation for contributing to the Global Forest Review. “
Isso é Antônio Gramsc puro. Repetir uma mentira mil vezes até se tornar verdade, nas escolas e na mídia e na igreja. O pior de tudo, é que tem brasileiros atacando assim o Brasil. Como isso pode ser permitido ? #BoicotePatrocinadoresGlobo
#BoicotePatrocinadoresCNN
#BoicotePatrocinadoresFolha
#BoicotePatrocinadoresEstadao
Os países que apresentaram os melhores índices de ganhos florestais foram China, Austrália, Índia, Chile, Vietnã, Estados Unidos, França, Itália e Romênia.
O levantamento da FAO confirma os demais estudos e coloca o Brasil no topo dos dez países que mais perderam florestas entre 2010 e 2020. Abaixo dele estão Congo, Indonésia, Angola, Tanzânia, Paraguai, Myanmar, Cambódia, Bolívia e Moçambique.
Quanto às florestas, o Governo Federal tem dito que o Brasil é o país com maior cobertura florestal do Planeta, o que não é verdade e tal afirmativa só contribui para alimentar as “fake News” e a pós-verdade.
“Australia has consistently been criticised for its slow climate progress and heavy reliance on coal-fired power – which makes it the most carbon polluting nation in the world per capita” BBC https://www.bbc.com/news/world-australia-58703128
Obrigado pela visita, marcelo Magalhães. É bom saber que tenta neutralizar seu retardo mental esquerdalha visitando e se instruindo neste site de verdades. O único fake, nesta reportagem, é vc, mas espero que continue com visitas constantes ppr aqui. Vai te ajudar.
Abram a mente…
Obrigado pela visita, marcelo Magalhães. É bom saber que tenta neutralizar seu retardo mental esquerdalha visitando e se instruindo neste site de verdades. O único fake, nesta reportagem, é vc, mas espero que continue com visitas constantes ppr aqui. Vai te ajudar.
Interessante a menção à Rússia, já que segundo as agências de vigilância só em 2021 perdeu mais de 8 milhões e 300 mil hectares de floresta por incêndios, que ultrapassaram a casa de 11 mil focos.
Abrir a mente para que fique cheia de coco como a sua, você deve ter escapado do Antagonista, favor voltar ao seu lugar..
Chuuuupa!
Quem gosta de chupar não é de direita meu amigo.
Não nega a sua índole, pessoas como você, me deixam mais convencido, de que,Lula e um encantador de burros.
Boa!
MAIS UMA FAKE…VCS NÃO SE CANSAM?
A afirmação falsa se for considerada a área total coberta por florestas. O país com maior área florestal do mundo em termos absolutos é a Rússia, com cerca de 815 milhões de hectares. O Brasil é o segundo, seguido pelo Canadá.
Em relação especificamente a florestas tropicais, o Brasil é o país com maior área no planeta. No entanto, o ritmo de desmatamento na floresta tropical amazônica também é um dos mais acelerados do mundo, sem contar os demais biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica. No último registro realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil perdeu 10 mil km2 de florestas só na Amazônia em 2019.
Mesmo com a pandemia da Covid-19 desacelerando a economia mundial, o desmatamento de florestas aumentou. De acordo com dados da plataforma Global Forest Watch, mais de 4 milhões de hectares foram derrubados em todo o planeta, um aumento de 12% em comparação a 2019. O Brasil lidera o ranking de países que mais desmatou com quase um terço das perdas.
Apenas na Amazônia, foram destruídos 1,7 milhão de hectares. Uma extensão três vezes maior do que o segundo colocado na lista, a República Democrática do Congo. O desmatamento na maior floresta tropical do mundo em 2020 foi 15% maior do que em 2019.
Por causa de pessoas como você que o nosso país está ficando uma M.
Peraí, Marcelo. Segundo a Lei criada por FHC, no Bioma Amazônia, com 4.196.194 km2, corte raso tem o limite de 20% E note, Marcelo, que essa área tem revisões para maior. A questão que se torna difícil para quem pensa com a bile, é quantifica quanto desse limite foi usado. Segundo gente que entende do riscado melhor que eu e você, desmatou-se segundo a Lei, 17% A questão é ser RACIONAL e não panfletário a serviço, sabe Deus de quem. Quem critica o desmatamento na Terra de Santa Cruz, ignorando fatos, cai sempre no engodo. ONGs, aquelas conhecidas, desmamadas tardiamente, com dinheiro a rodo de quem nos tem como um gigante na produção agropecuária, e por via de consequência, mais eficiente e preservador do meio ambiente, mentem como um esquerdista sênior. Segundo o relatório temático da União Europeia, Marcelo, nossa ferrenha concorrente, com mentiras de Macron, Greta e tudo mais, o Brasil LIDERA um grupo restrito de países que reduziram gases que causam o efeito estufa. Consulte o Centro Integrado de Pesquisa do Hub de Ciência da UE. Fora disso, é só panfletagem a soldo. Tanto é assim, que enquanto a própria Rússia e Califórnia ardiam em chamas, Greta, Macron, Di Caprio e escumalha não fizeram um único comentário.
Dr. Marcelo, qualifique-se melhor para podermos entender qual é a sua especialidade, para podermos respeitá-lo. É engenheiro florestal, diretor ou ator de cinema GLOBAL ou pertence a alguma ONG? O mais estranho é ser assinante da revista oeste, com tão farto material na FOLHA, ESTADÃO, ISTO É, para seu entretenimento.
Bom, baseado nas fontes que você cita,crédito zero.
Procure informar- se.
O Brasil é o país com maior área de floresta TROPICAL do mundo ! “No entanto”, aparecem os argumentos do texto para tentar diminuir o valor do país em riquezas naturais.
Os interesses da esquerda mundial são perversos, Inescrupulosos.
A esquerda propaga mentiras mundo à fora sobre o nosso próprio país. Isso é falta de patriotismo.
A esquerda não adota o conceito de pátria. Tem uma ideia globalista de poder, mas o poder de fato é de poucos, pouquíssimos trilionarios que não são nem capitalistas, nem socialistas. Isso é coisa do passado. A única meta é o poder irrestrito, tendo como massa de manobra os pequenos, médios e até grandes, que vivem se batendo por ideologias e valores que nem existem mais.