Os verdadeiros campeões do desmatamento

A Europa detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía 11% e agora tem menos de 4%
-Publicidade-
Floresta Amazônica
Floresta Amazônica | conselho consultivo amazônia - itaú - bradesco - santander

“Há 8 mil anos, o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Hoje, o País detém 28,3%. Dos 64 milhões de quilômetros quadrados de florestas existentes antes da expansão demográfica e tecnológica dos humanos, restam menos de 15,5 milhões, cerca de 24%. Mais de 75% das florestas primárias já desapareceram. Com exceção de parte das Américas, todos os continentes desmataram, e muito, segundo estudo da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a evolução das florestas mundiais.

A Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas do planeta e hoje tem apenas 0,1%. A África possuía quase 11% e agora tem 3,4%. A Ásia já deteve quase um quarto das florestas mundiais, 23,6%, agora possui 5,5% e segue desmatando. No sentido inverso, a América do Sul, que detinha 18,2% das florestas, agora detém 41,4%, e o grande responsável por esses remanescentes, cuja representatividade cresce ano a ano, é o Brasil.

Se o desflorestamento mundial prosseguir no ritmo atual, o Brasil – por ser um dos que menos desmatou – deverá deter, em breve, quase metade das florestas primárias do planeta. O paradoxo é que, ao invés de ser reconhecido pelo seu histórico de manutenção da cobertura florestal, o País é severamente criticado pelos campeões do desmatamento e alijado da própria memória.”

-Publicidade-

*Trechos de capítulo publicado no livro do autor: Quando o Amazonas corria para o Pacífico – Uma história desconhecida da Amazônia. Ed. Vozes, Petrópolis, 2007. 253p.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

32 comentários Ver comentários

  1. Evaristo, muuti bom e elucidativo seu artigo como todos os outros que publicou ate hoje. O q vemos acima nos outros comentários é o exercício da democracia, todos colocam suas opiniões gostem ou nao delas e permite assim que a discussão se prolongue cada um com seus argumentos. Essa não é minha ares de atuação portanto nao me sinto capaz de discutir. Uma coisa eu sei – o Tempo é o Senhor da Razão. Comprei cadeira e vou esperar – Meu voto é seu Evaristo. Abc

  2. Marcelo não adianta, como você usa dados científicos para argumentar em um ambiente onde as pessoas defendem terraplanismo, mamadeira de piroca e vacina de jacaré ? É gastar capital intelectual com pessoas que nunca leram um artigo científico na vida, e dependem de reportagens como está para justificar seus pontos de vista atrasados, sem embasamento e completamente alienados. Meu caro Marcelo …boa sorte.

  3. Precisamos fazer as propagandas mundo afora porque temos números. Esta turma de fdps ativistas de merda precisam entender a realidade. Estudar geografia e história e esfregar estes números em sus caras

  4. Professor Evaristo, infiltre-se na GLOBO, CNN, BANDNEWS e CULTURA e ensine-os a fazer relatos verdadeiros, mas cuidado com um tal de Marcelo Magalhães que ficou revoltado com seu artigo.

  5. Esquerdiotas são contra o capitalismo, contra a produção comercial de alimentos, contra o empreendedor por princípio, são contra tudo.
    Mas são favoráveis à miséria, à dependência do Estado, ao invasores terras que destrói vendendo madeira, ou seja, favoráveis ao ilícito.
    O idiota de esquerda nunca separa quanto de área desmatada é legal da ilegal….., querem a exposição do país fazendo joguinho das Ongs.
    O inferno tá garantido pra essas porcarias.

  6. O Brasil segue na liderança do ranking mundial de destruição de florestas tropicais. E com folga. Levantamento da organização Global Forest Watch mostra que em 2020 foram devastados 1,7 milhão de hectares pelo desmatamento desenfreado e queimadas.
    A área de floresta destruída no Brasil é três vezes maior que a do segundo colocado, a República Democrática do Congo (RDC)
    Em 2020, o EPI acaba de ser divulgado, fornecendo dados e indicadores de quão próximos cada país pesquisado está de estabelecer metas de política ambiental, numa escala que destaca os líderes e os retardatários medidos por seu desempenho. Além disso, ainda fornece orientações práticas para os países que desejam avançar em direção a um futuro sustentável.
    Os resultados do EPI mostram que:
    • Ocupando o topo da lista, em primeiro lugar, ficou a Dinamarca. Em 2018 foi a Suíça
    • Em segundo lugar ficou Luxemburgo, seguido de Suíça, Reino Unido e França
    • Os 10 primeiros países do topo da lista são europeus
    • EUA ficaram em 24º lugar
    • China em 120ª posição
    • China e EUA são os países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo
    • Os 10 últimos países do ranking são: Haiti, Chade, Ilhas Salomão, Madagáscar, Guiné, Costa do Marfin, Serra Leoa, Afeganistão, Myanmar e por último, Libéria.

  7. Isso é Antônio Gramsc puro. Repetir uma mentira mil vezes até se tornar verdade, nas escolas e na mídia e na igreja. O pior de tudo, é que tem brasileiros atacando assim o Brasil. Como isso pode ser permitido ? #BoicotePatrocinadoresGlobo
    #BoicotePatrocinadoresCNN
    #BoicotePatrocinadoresFolha
    #BoicotePatrocinadoresEstadao

  8. Os países que apresentaram os melhores índices de ganhos florestais foram China, Austrália, Índia, Chile, Vietnã, Estados Unidos, França, Itália e Romênia.
    O levantamento da FAO confirma os demais estudos e coloca o Brasil no topo dos dez países que mais perderam florestas entre 2010 e 2020. Abaixo dele estão Congo, Indonésia, Angola, Tanzânia, Paraguai, Myanmar, Cambódia, Bolívia e Moçambique.
    Quanto às florestas, o Governo Federal tem dito que o Brasil é o país com maior cobertura florestal do Planeta, o que não é verdade e tal afirmativa só contribui para alimentar as “fake News” e a pós-verdade.

  9. Obrigado pela visita, marcelo Magalhães. É bom saber que tenta neutralizar seu retardo mental esquerdalha visitando e se instruindo neste site de verdades. O único fake, nesta reportagem, é vc, mas espero que continue com visitas constantes ppr aqui. Vai te ajudar.

    1. Obrigado pela visita, marcelo Magalhães. É bom saber que tenta neutralizar seu retardo mental esquerdalha visitando e se instruindo neste site de verdades. O único fake, nesta reportagem, é vc, mas espero que continue com visitas constantes ppr aqui. Vai te ajudar.

    2. Interessante a menção à Rússia, já que segundo as agências de vigilância só em 2021 perdeu mais de 8 milhões e 300 mil hectares de floresta por incêndios, que ultrapassaram a casa de 11 mil focos.

  10. MAIS UMA FAKE…VCS NÃO SE CANSAM?
    A afirmação falsa se for considerada a área total coberta por florestas. O país com maior área florestal do mundo em termos absolutos é a Rússia, com cerca de 815 milhões de hectares. O Brasil é o segundo, seguido pelo Canadá.
    Em relação especificamente a florestas tropicais, o Brasil é o país com maior área no planeta. No entanto, o ritmo de desmatamento na floresta tropical amazônica também é um dos mais acelerados do mundo, sem contar os demais biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica. No último registro realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil perdeu 10 mil km2 de florestas só na Amazônia em 2019.
    Mesmo com a pandemia da Covid-19 desacelerando a economia mundial, o desmatamento de florestas aumentou. De acordo com dados da plataforma Global Forest Watch, mais de 4 milhões de hectares foram derrubados em todo o planeta, um aumento de 12% em comparação a 2019. O Brasil lidera o ranking de países que mais desmatou com quase um terço das perdas.
    Apenas na Amazônia, foram destruídos 1,7 milhão de hectares. Uma extensão três vezes maior do que o segundo colocado na lista, a República Democrática do Congo. O desmatamento na maior floresta tropical do mundo em 2020 foi 15% maior do que em 2019.

    1. Peraí, Marcelo. Segundo a Lei criada por FHC, no Bioma Amazônia, com 4.196.194 km2, corte raso tem o limite de 20% E note, Marcelo, que essa área tem revisões para maior. A questão que se torna difícil para quem pensa com a bile, é quantifica quanto desse limite foi usado. Segundo gente que entende do riscado melhor que eu e você, desmatou-se segundo a Lei, 17% A questão é ser RACIONAL e não panfletário a serviço, sabe Deus de quem. Quem critica o desmatamento na Terra de Santa Cruz, ignorando fatos, cai sempre no engodo. ONGs, aquelas conhecidas, desmamadas tardiamente, com dinheiro a rodo de quem nos tem como um gigante na produção agropecuária, e por via de consequência, mais eficiente e preservador do meio ambiente, mentem como um esquerdista sênior. Segundo o relatório temático da União Europeia, Marcelo, nossa ferrenha concorrente, com mentiras de Macron, Greta e tudo mais, o Brasil LIDERA um grupo restrito de países que reduziram gases que causam o efeito estufa. Consulte o Centro Integrado de Pesquisa do Hub de Ciência da UE. Fora disso, é só panfletagem a soldo. Tanto é assim, que enquanto a própria Rússia e Califórnia ardiam em chamas, Greta, Macron, Di Caprio e escumalha não fizeram um único comentário.

    2. Dr. Marcelo, qualifique-se melhor para podermos entender qual é a sua especialidade, para podermos respeitá-lo. É engenheiro florestal, diretor ou ator de cinema GLOBAL ou pertence a alguma ONG? O mais estranho é ser assinante da revista oeste, com tão farto material na FOLHA, ESTADÃO, ISTO É, para seu entretenimento.

    1. A esquerda não adota o conceito de pátria. Tem uma ideia globalista de poder, mas o poder de fato é de poucos, pouquíssimos trilionarios que não são nem capitalistas, nem socialistas. Isso é coisa do passado. A única meta é o poder irrestrito, tendo como massa de manobra os pequenos, médios e até grandes, que vivem se batendo por ideologias e valores que nem existem mais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.