Você sente o olho ou a pálpebra tremer? A sensação não é incomum, e pode durar dias, com curtos intervalos.
O tremor nas pálpebras não costuma ser considerado uma doença. Mas a tremedeira pode mostrar que algo não está certo com o corpo ou com o estilo de vida.
O que deixa a pálpebra tremendo?
Essa sensação é chamada de mioquimia palpebral. Há quatro causas mais comuns para a tremedeira da pálpebra:
- fadiga;
- estresse;
- cafeína; e
- secura nos olhos;
No caso da fadiga, a mioquimia palpebral pode ser causada pelo uso contínuo de computadores ou telas — a chamada síndrome da visão do computador. Se essa for a causa, a pessoa pode diminuir o uso de telas e descansar os olhos.
Se a causa do tremor da pálpebra for estresse, é preciso evitar situações do ambiente de trabalho ou familiar que aumentem a ansiedade, de acordo com o portal VivaBem. Relaxantes musculares leves, sob indicação médica, podem ajudar.
Leia também
Já a secura nos olhos, associada ao uso contínuo de computadores, também pode estar desencadeando o tremor nas pálpebras. Colírios lubrificantes podem ser usados para evitar o quadro, assim como a umidificação do ambiente de trabalho.
A cafeína também pode estar associada à sensação de tremedeira nos olhos. Nesse caso, é preciso observar se há consumo excessivo da substância, assim como reduzir o consumo de bebidas energéticas e cigarro.
Leia também
Mas, independentemente da causa, é preciso fazer uma consulta oftalmológica completa e avaliar a função muscular das pálpebras, a superfície ocular e o fundo do olhos.
O tremor nas pálpebras costuma ser unilateral. Ele surge porque o corpo humano libera hormônios ligados ao estresse, que vão para o sistema nervoso autônomo. Os hormônios passam estímulos para a região, que passa a se contrair involuntariamente.
Enchendo linguiça.