Nesta segunda-feira, 26, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas.
Entre 26 de fevereiro e 4 de março, grandes acumulados de chuva – que podem passar de 80 milímetros (mm) – são previstos para as regiões Norte e Nordeste, alcançando Minas Gerais por causa da combinação de calor e alta umidade.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve fortalecer as instabilidades na faixa norte do Brasil, levando chuva intensa, principalmente para o Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Confira a previsão do tempo até 4 de março
Entre 26 de fevereiro e 4 de março, o Norte do Brasil deve ter pancadas de chuva com mais de 50 mm em praticamente toda a região. Elas podem chegar acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Já o centro-norte do Nordeste deve ter pancadas de chuva localmente fortes, com mais intensidade no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde os volumes podem superar 100 mm. As demais áreas podem ter pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.
O Centro-Oeste e o Sudeste também devem ter pancadas de chuva, com acumulados que podem passar de 40 mm. A maior intensidade da chuva vai alcançar Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O Sul terá pancadas de chuva com mais de 50 mm, por causa do transporte de umidade do oceano para o continente, principalmente no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, a chuva deve ter menos de 40 mm.
Confira a previsão até 13 de março
Já entre 5 e 13 de março, o Norte deve ter chuva de mais de 50 mm em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins. No Centro-Oeste e no Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva em todos os Estados, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Mato Grosso do Sul e São Paulo devem ter menores acumulados de chuva.
O Nordeste terá pancadas de chuva de mais de 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco.
Na Região Sul, a previsão é de chuva de mais de 50 mm em todos os Estados. A exceção é do extremo sul do Rio Grande do Sul, que tem previsão de pouca chuva.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste