Pecuaristas brasileiros mandam mensagem em código a Greta Thunberg

O vídeo termina com uma pergunta: "De qual lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?"
-Publicidade-
Agropecuária vai manter crescimento em 2020 | Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Agropecuária vai manter crescimento em 2020 | Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O vídeo termina com uma pergunta: “De qual lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?”

Donos de um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, os criadores de gado paraenses decidiram sair em defesa da pecuária nacional. Num vídeo de menos de dois minutos, a Associação de Criadores do Pará (Acripará) afirmou que é possível produzir com responsabilidade, preservando o meio ambiente.

-Publicidade-

“Existe 1 milhão de agricultores na Amazônia e apenas 5% deles utilizam queimadas como forma de limpeza para produzir seus alimentos”, diz a voz da narradora, que lembra a da ativista juvenil Greta Thunberg. “O Brasil preserva 66,3% de suas florestas nativas, o país que mais preserva no mundo. Produz alimentos em apenas 29% de sua área territorial. Por isso os alimentos que você consome são produzidos de forma responsável e sustentável.”

As alusões indiretas a Greta não param por aí. Em setembro de 2019, a ativista ganhou as manchetes dos principais jornais do mundo ao acusar as autoridades presentes na Cúpula do Clima da ONU de roubarem “seus sonhos e sua infância”. No vídeo, a voz faz uma sugestão aos espectadores. “Cabe à sua geração cobrar de seus governantes a preservação ambiental no seu país”, diz. “Na Amazônia se produz com respeito ao meio ambiente.”

O vídeo termina com uma pergunta: “De qual lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?”.

O Brasil tem atualmente o maior rebanho bovino do mundo, com mais de 220 milhões de cabeças, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em 2019, foram exportados quase 2 milhões de toneladas de carne bovina.

Leia também: “O extraordinário momento do agronegócio”
“O produtor rural é quem mais preserva o meio ambiente”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.