O jornalista português Sérgio Tavares, do Canal Sérgio Tavares no YouTube, teve sua entrada no Brasil impedida na manhã deste domingo, 25. Ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para cobrir o ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Tavares relata que teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF). Além disso, ele avisa que foi conduzido pelos policiais a uma delegacia na capital paulista para ser interrogado.
❗️????????ULTIMA HORA❗️
— Canal Sergio Tavares (@NoticiasTavares) February 25, 2024
Estou RETIDO no AEROPORTO de São Paulo, todos os passageiros tiveram autorização para sair, menos eu. A POLÍCIA FEDERAL tem o meu passaporte retido e dizem-me que o superior me quer fazer questões.
São Paulo, Brasil, 8.08 da manhã pic.twitter.com/hQ5tkAQgli
Segundo o jornalista, a ação da PF seria em razão de suas declarações sobre “urnas, fraude eleitoral, ditadura do Judiciário e vacinas”. Ele falou sobre a questão em postagem em seu perfil no Twitter/X.
Estou sendo interrogado pela Polícia Federal sobre declarações minhas sobre urnas, fraude eleitoral, ditadura do judiciário e vacinas. Por orientação do advogado de defesa, mantenho-me em silêncio.
— Canal Sergio Tavares (@NoticiasTavares) February 25, 2024
São Paulo, 10.14hhttps://t.co/gXJnIPDkiM
Por orientação de seu advogado, Eduardo Borgo, Tavares manteve-se em silencio durante todo o tempo de interrogatório.
Leia também: “Ato pela democracia: público começa a chegar à Avenida Paulista”
Num primeiro momento, o jornalista seguiu à espera na delegacia da PF sem poder sair. Ele publicou que “se for libertado” contará mais detalhes do caso em seu canal no YouTube.
Depois, ele foi liberado. E avisou, às 11h23: está a caminho da Avenida Paulista para cobrir o ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.
11.23H, Sao Paulo:Fui LIBERTADO!!! e vou mostrar ao mundo o que se passa no Brasil????????????????
— Canal Sergio Tavares (@NoticiasTavares) February 25, 2024
Vou contar tudo ao mundo nesta transmissão:https://t.co/zsBlVP1CUr
Viva a Liberdade e Democracia!! pic.twitter.com/fpvQ9Lk4Aw
Embaixada de Portugal está em contato com a PF
Segundo Tavares, a Embaixada de Portugal já entrou em contato com a PF. Por ora, a Polícia Federal não se pronunciou sobre o caso envolvendo jornalista português.
No vídeo, gravado ainda no saguão do Aeroporto de Guarulhos às 8h08, o jornalista contou que os passageiros que desembarcaram no mesmo horário que ele, em diferentes voos, entraram normalmente no país.
“Espero que meus direitos sejam cumpridos e que não me façam passar por nada injusto, nada que eu não mereça”, disse Tavares. “Eu vim apenas mostrar imagens como um cidadão livre de um movimento pela democracia convocado por Jair Bolsonaro.”
Tavares publicou foto no embarque e falou da agenda no Brasil
Neste sábado, 24, ao embarcar em Lisboa, Tavares publicou em suas redes sociais uma foto dentro do avião.
“Estou a caminho do Brasil para uma missão dupla!”, escreveu o jornalista. “Primeiro, amanhã em São Paulo, levo comigo a responsabilidade de mostrar à Europa um gigantesco grito de revolta do povo brasileiro contra a ditadura em que o país mergulhou.”
Aos seus seguidores nas redes sociais, ele avisou que a passagem pelo Brasil também contaria com ida ao Distrito Federal. “Depois, no dia seguinte, estarem em Brasília”, contou. “Na audiência do Senado para denunciar ao mundo a atrocidade da vacinação obrigatória covid em bebês e crianças, durante audiência pública.”
Otimo ter um porta-voz português para contar todos os absurdos da PF comandada pelo Cabeça de Ovo.
Só tem podres aparecendo…
E a PRF está parando ônibus com bolsonaristas.
PF fazendo seu papelão de sempre.
Que democracia é esta? O que diriam os membros do PASQUIM, aquele jornal que deitava e rolava contra o regime militar, e segundo o próprio JAGUAR foram presos para interrogatório mas nunca torturados.
ACORDEM E PERCAM O MÊDO ENQUANTO É TEMPO, SALVEM O BRASIL!!!!
Você e dono LEGÍTIMO DO SUPERMERCADO ‘BRASIL” e seus empregados mandam você calar a boca e não deixam você comandar o supermercado e te ameacam de te prender ao mesmo tempo que não param de roubar tudo dentro do supermercado. Isso e o acontece hoje no BRASIL, nós somos os VERDADEIROS DONO DO PAÍS , eles são APENAS EMPREGADOS e muito bem remunerados
Os capangas do Xandão na polícia federal são fiéis e submissos obedecendo as arbitrariedades do ditador togado
Mas segundo o jornalulista Otávio Guedes da Globosta, isso não é ditadura porque não estão botando as pessoas no pau-de-arara nem arrancando as unhas. Aguarde, Otávio Guedes, isso é só o começo…
Deter um jornalista europeu? Tremendo tiro no pé dado pela esquerda! Yessssss!
Mais um vexame internacional do governo. A prisão arbitrária desse cidadão europeu vai correr o mundo. Todos saberão como é o brasil-do-lula. Por meios indiretos e involuntários, o jornalista português vai ter divulgada a situação em que nos encontramos por aqui, e quando voltar a Portugal, certamente terá muitos detalhes a revelar.
É a ditadura da toga, não se pode falar nas sacrossantas urnas e nem criticar os semideuses.
O cidadão é jornalista. Isso cpmprova q vivemos um regime ditatorial.
E a liberdade de imprensa? A ditatoga é válida para a imprensa estrangeira?
Em que tempos estamos vivendo.
Ah esqueci de dizer anteriormente. EStá aí uma prova cabal que a gestapo e a kgb monitoram segundo por segundo qualqeur pessoa, incluindo estrangeiros, que tenha feito críricas ao sistema eleitoral brasileiro. Só poderia prender o cara no desembarque porque o STF e a PF tem monitorado clandestinamente pessoas físicas e direitas.
gostei da matéria; não gostei da prisão. Se fosse um jornalista norte-americano iria dar o maior bode. Mas, o judiciário brasileiro acha que portugués é uma piada. Precnceito.