Três pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) em cidades do sul de Minas Gerais na manhã desta terça-feira, 7, na sétima fase da Operação Lesa Pátria, que investiga as manifestações em Brasília e a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro.
Duas pessoas foram presas em Areado e uma em Alpinópolis. Além dos três mandados de prisão, também foram expedidos oito mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos também no Paraná.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, declarou a PF, em nota.
A Polícia Federal deflagra hoje (7/3) a sétima fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF. pic.twitter.com/uaFiE4offd
— Polícia Federal (@policiafederal) March 7, 2023
Considerada como “permanente”, a Operação Lesa Pátria tem objetivo de identificar pessoas que “participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos” registrados em 8 de janeiro.
Até a sexta fase da operação, em 14 de fevereiro, a PF havia cumprido 26 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária e 50 de busca e apreensão.
Depois dos atos de 8 de janeiro, cerca de 1,4 mil pessoas que participavam das manifestações em Brasília foram presas, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Dezenas já foram denunciadas pelo Ministério Público Federal e, dessas, cerca de 200 foram colocadas em liberdade por decisão de Moraes.
Relacionadas
Quero ver a polícia enfrentar os narcotraficantes. Prender mulheres e crianças e outros cidadãos que não oferecem resistência é fácil demais.
E aqueles infiltrados que vemos todos os dias nos videos nas redes sociais se gabando, quebrando tudo eles mesmos se gravaram, mas parece que só a gente vê kkkk?
Se a operação é permanente então tem que prender o Barrigudo Hipopótamo Comunista do Ministro Dino !! Quem tá lesando a pátria é ele, que come em demasia e provoca falta de alimento para os outros! Assim disse o MOLUSCO LADRÃO!!
Será que é prisão em flagrante? Pode-se esperar de tudo, mesmo depois de 2 meses!