A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para a libertação de 12 manifestantes presos por suspeita de envolvimento nas ações que resultaram em atos de vandalismo em 8 de janeiro, em Brasília. O processo tramita sob sigilo.
Conforme o pedido, as prisões preventivas — com prazo indeterminado — seriam convertidas em medidas cautelares. Isso inclui a proibição de frequentar estabelecimentos militares, com distância mínima de 500 metros dos locais, e a restrição de contato entre outros investigados. Mesmo em liberdade, os manifestantes continuarão proibidos de acessar as redes sociais.
A manifestação da PGR ocorreu depois do pedido de soltura por parte da defesa dos presos, que respondem por crimes de menor potencial ofensivo, como incitação ao crime e associação criminosa. As penas, somadas, não ultrapassam quatros anos.
Os advogados alegam que os presos não estavam participando das manifestações, mas, sim, acampando em frente ao Quartel-General do Exército no Distrito Federal. Outra alegação da defesa é que algumas das pessoas mantidas em cárcere são idosas e possuem doenças crônicas.
Relacionadas
Perfil dos manifestantes
Um levantamento feito por Oeste mostra que pelo menos 34 manifestantes idosos continuam presos. Entre eles, um homem do Estado de São Paulo prestes a completar 75 anos. Já o mais novo é um rapaz de Alagoas, que fez 18 anos sete meses antes dos protestos. Para a mulheres, a faixa varia de 20 a 70 anos.
São hoje 611 homens no Centro de Detenção Provisória II e 305 mulheres na Penitenciária Feminina. Todos no Complexo da Papuda. Além disso, dos prisioneiros que foram soltos, 460 estão com tornozeleira eletrônica.
Leia mais: “Vidas suspensas”, reportagem de Augusto Nunes e Cristyan Costa publicada na Edição 151 da Revista Oeste
Notícia de mais importância na história do Brasil, brasileiros presos injustamente por manifestações. Enquanto o chefe do executivo foi tirado da cadeia pelo STF .Presos por querer transparência das eleições , os verdadeiros baderneiros são blindados .DEUS TENDE PIEDADE DE NÓS. Vivenciamos um filme que só o bandido se dá bem.
O sigilo das imagens é prova cabal que teve infiltrados que eles não querem mostrar.
Ilegalidades.
Não tem mais 48 horas pra tudo; tem preso político; pessoas patriotas tratadas como bandidos. É NECESSÁRIA UMA CPI pra esclarecer pontos obscuros que a esquerda e poderosos não querem.
Tem coisa muito errada, só CPI para resolver…
Os que realmente deveriam estar presos, o cachaceiro colocou sigilo das imagens de 100 anos e falava do Bolsonaro, é muito canalha