A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, na segunda-feira 11, que o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda deve ser investigado na Justiça Estadual no Paraná, e não enviado à Justiça Federal, como quer o Partido dos Trabalhadores.
A compreensão na cúpula do órgão é que o caso está devidamente documentado e que a federalização somente pode ser solicitada quando houver a comprovação de omissão e negligência para averiguar o crime.
Dirigentes partidários vão participar, nesta terça-feira, 12, de uma audiência com o procurador-geral da República, Augusto Aras, na sede da PGR em Brasília. Os partidos informaram que vão protocolar petição para que a PGR proponha a federalização das investigações sobre o assassinato do guarda municipal.
O pedido de federalização de um caso está previsto na Constituição e é feito pelo procurador-geral da República ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) quando estão presentes, simultaneamente, três requisitos.
É necessário haver a constatação de grave violação de direitos humanos e a possibilidade de responsabilização internacional, decorrente do descumprimento de obrigações assumidas em tratados internacionais.
Também é preciso haver a evidência de que os órgãos do sistema estadual não mostram condições de seguir no desempenho da função de apuração, processamento e julgamento do caso.
O crime
O guarda municipal Marcelo Arruda, ex-candidato a vice-prefeito de Foz de Iguaçu pelo PT, morreu na madrugada de domingo 10. Ele celebrava seu aniversário de 50 anos. A festa tinha como tema o PT e fazia referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com as testemunhas, por volta das 23 horas do sábado, um agente penitenciário federal, identificado como Jorge José da Rocha Guaranho, invadiu a festa e disparou contra o aniversariante, com protestos em tom político e palavras de apoio ao presidente Bolsonaro, segundo relatos.
Inicialmente, Guaranho também teve a morte confirmada. No entanto, a delegada Iane Cardoso, que acompanhava o caso, disse que o agente penitenciário está internado. Ontem, por determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Iane deixou o comando da investigação. Agora, o caso está sob responsabilidade de Camila Cecconello, da divisão de homicídios.
Boa noite!! Deixem Federalizar!!! Vão descobrir muita frauda suja dos dois retardados!!
No Brasil as pessoas se matam no bar tomando cachaça e ninguém culpa a marca da pinga. Se matam no caminho ao estádio de futebol por rivalidade de times, e ninguém coloca a culpa nos clubes. Quando dois malucos resolvem brigar e sacam as pedras e as armas pelo seu político de preferência, qual a culpa do PR q está a 2000km distante da cena do crime? O brasileiro é violento por natureza. Aqui são assassinados 40 a 60k pessoas todo ano. Acordemos todos! A esquerda e a imprensa velha e falida tenta com esse caso a todo custo criar um cenário George Floyd como lá nos EUA, q foi o q realmente desgastou o Trump e o fez perder a eleição.
Celso Daniel, Teoriza Vasquez, Humberto Campos, Bolsonaro. Todos em comum Queriam e querem o fim desse Partido Desonesto, nefasto, devastador, resultado: foram assinados ou com tentativa…..Mídia de grandes Bostas e um STF omisso, partidário!
Não há muitos registros de conflitos dessa magnitude por causa de política, a midia e a esquerda estão propagando isso para desestabilizar o governo, é uma vida, um crime, temos que lamentar, mas dizer que 55 milhões de pessoas que votaram no pr seriam capazes de fazer isso, dizer “O bolsonarismo mata” é ser desonesto, sendo que nem sabemos ao certo se foi intolerância, isso é fazer o povo de bobo, e legitimar mais ainda a campanha de Lula.
O cara fazer o L de ladrão já diz muito sobre a índole do indivíduo.
A justiça não é propriedade do PT, por mais que alguns pensem ou queiram o contrário 🙄
Boa tarde, Ana: O PT desconhece A Justiça. Fica em paz!
É a morte e o sofrimento como mero espetáculo político. Para a esquerda a morte de alguém não importa, seja ela quem for, e sim o possível ganho político que ela pode trazer.
Causa espécie a Oeste repercutir as palavras da mídia podre, sem mais nem menos.
Os vídeos divulgaram a verdade. É incrível como o UOL e o resto da mídia é mentirosa.
Esses petistas parecem abutres. Adoram um cadáver pra tirar proveito político.
Sabem nada.
Querem ver onde vai dar isso?
Os esquerdopatas vão entrar no STF dizendo que estão correndo riscos e as manifestações do 7 de setembro serão proibidas(XANDÃO).
VAMOS SER PROIBIDOS 🚫 DE COMEMORAR O DIA DA PÁTRIA
Pelo que consta, é fantasiosa ao a parte da reportagem que diz que houve protesto político por parte do, também, assassinado guarda penitenciário.
É fato que os dois possuiam rixa antiga, ambos trocaram tiro e ambos morreram.
O resto é narrativa canalha da esquerda brasileira.
Isso é o equivalente a briga de torcidas , estão dando uma dimensão política que não tem
Estão querendo dar uma dimensão que não tem um caso desse, envolvendo dois idiotas fanáticos, cada um a seu modo. Duas porcarias que tinham uso permitido para porte de armas de fogo e que não tinham as mínimas condições psíquicas para ter essa autorização, simples assim. Um sujeito que vai comemorar um aniversário de 50 anos, fazendo um culto a um personagem de outra pessoa, para mim, não passa de um idiota completo, o mesmo pode-se falar do outro que dirige um automóvel, ouvindo musica de candidato.