Duas pessoas foram presas e mais de 750 celulares de origem duvidosa foram apreendidos no Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 16.
A operação foi conduzida pelas delegacias de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial e pela 19ª Delegacia de Polícia, situada na Tijuca, com o objetivo de recuperar aparelhos furtados durante o festival Rock in Rio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as investigações apontaram lojas no camelódromo, onde estavam à venda diversos aparelhos de origem suspeita. Os agentes flagraram os suspeitos com celulares que foram identificados como produtos roubados ou furtados.
Um deles foi flagrado desbloqueando um aparelho telefônico, prática realizada para acessar o celular quando o dono não está presente.
A dupla foi conduzida à Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial e responderá por receptação qualificada.
A polícia procura identificar outros possíveis envolvidos na venda dos aparelhos suspeitos, bem como reconhecer seus verdadeiros donos para que os bens sejam devolvidos.
Como recuperar celulares roubados e furtados
Para que um proprietário recupere seu celular, é necessário registrar uma ocorrência policial, tanto pelo site da Polícia Civil quanto pela delegacia mais próxima.
É necessário apresentar a carteira de identidade, a nota fiscal do aparelho e o número do Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Aqueles que registraram a ocorrência serão notificados via WhatsApp ou SMS sobre como proceder para retirar seus aparelhos.
O Rock in Rio começou na última sexta-feira, 13, e teve três dias de evento na primeira semana. O festival volta a ocorrer na quinta-feira 19 e segue até o próximo domingo, 22, celebrando os 40 anos do evento. Dentre as atrações, os destaques são Travis Scott, Ed Sheeran, Katy Perry e Imagine Dragons.
Leia também: “Rock in Rio vai ter banheiro para ‘todes’“