publicidade
Brasil

Polícia prende 5 suspeitos por execução no Aeroporto de Guarulhos

Delator do PCC foi morto em novembro

Antes de morrer, Gritzbach concedeu entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, na TV Record
Antes de morrer, Gritzbach concedeu entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, na TV Record

Cinco suspeitos de envolvimento na execução do delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) Vinicius Gritzbach, morto no Aeroporto de Guarulhos em 8 de novembro, foram presos entre a noite da sexta-feira 6 e a madrugada deste sábado, 7.

Todos foram levados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro de São Paulo. De acordo com a polícia, denúncias anônimas levaram à prisão do grupo no bairro Tatuapé, Zona Leste da capital.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O primeiro deles, Marcos Henrique Soares, é suspeito de ter auxiliado na fuga dos mandantes da morte de Gritzbach. Ele seria o responsável por transportar o olheiro Kauê do Amaral Coelho até o Rio de Janeiro, bem como um dos encarregados de adquirir telefones celulares para a comunicação da quadrilha.

Uma força-tarefa da Rota identificou o local onde o suspeito se escondia, na Zona Leste de São Paulo. Com ele, foram apreendidos celulares e munições de fuzil.

Em nota, a defesa de Marcos afirmou que ele é inocente e que “o jovem tem vida absolutamente imaculada e sem qualquer passagem policial”.

Antônio Vinícius Lopes Gritzbach foi assassinato no aeroporto de Guarulhos
Antônio Vinícius Lopes Gritzbach foi assassinato no aeroporto de Guarulhos | Foto: Divulgação/Polícia Civil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a prisão nas redes sociais: “Policiais de ROTA acabam de prender um dos criminosos envolvidos no assassinato de Vinicius Gritzbach, ocorrido no aeroporto de Guarulhos”, escreveu o governador. “Ele foi preso com munições de fuzil calibres 556 e 762 e está sendo conduzido ao DHPP”.

Os nomes dos quatro presos na madrugada deste sábado, 7, ainda não foram divulgados.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, a namorada de Vinicius, testemunha do crime, prestou um depoimento na delegacia na última terça-feira, 3. No dia seguinte, a polícia fez buscas no apartamento de Vinicius Gritzbach, onde foram apreendidos um celular, um computador, um cofre e documentos.

Relembre o assassinato no Aeroporto de Guarulhos

Um tiroteio matou o empresário Vinicius Gritzbach e feriu outras três pessoas no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 8 de novembro. Quatro suspeitos encapuzados desceram de um carro e dispararam na direção do empresário. Havia outro carro no apoio dos executores, que foi abandonado nas imediações do aeroporto.

Gritzbach foi acusado pela facção criminosa de ter desviado R$ 100 milhões da organização e ter ordenado as mortes do traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, e do motorista Antônio Corona Neto, o Sem Sangue, em dezembro de 2021. Os valores teriam sido entregues pelo criminoso a Gritzbach para que fossem lavados em criptomoedas.

Leia mais:

Em março deste ano, o empresário firmou um acordo de colaboração premiada com o MP. Durante a colaboração, entregou informações sobre supostos esquemas operados pelo PCC e também denunciou extorsões que envolvem policiais civis do Estado de São Paulo.

Leia também: “‘O crime organizado não se importa mais com o tráfico, quer territórios’”, entrevista com Rodrigo Pimentel publicada na Edição 224 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.