O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) negou na segunda-feira 16 um pedido para tornar inelegível o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.
A Corte rejeitou uma ação apresentada pela coligação União do Povo por Santa Rosa (PT, PCdoB, PDT e PL) para que Hang fosse considerado inelegível para o pleito que ocorre neste ano por abuso do poder econômico.
A coligação alegava que ele violou a lei eleitoral ao aparecer em um vídeo publicado na internet, em 2020, alegando que a burocracia impediu a Havan, empresa da qual ele é proprietário, de realizar investimentos no Estado por mais de 20 anos.
Na ocasião, o empresário afirmou que “o PT e a esquerda são campeões de burocracia”.
No vídeo, Luciano aparece ao lado do então prefeito de Santa Rosa (RS), Alcides Vicini, e do então candidato Anderson Mantei (PP), que foi o vencedor das eleições municipais. Os partidos alegaram que o empresário usou seu poder financeiro para favorecer o aliado.
No entanto, os sete desembargadores que analisaram o caso consideraram que não houve irregularidades. A defesa de Luciano Hang afirmou que, se o pedido de inelegibilidade fosse atendido, qualquer empresário poderia ter seus direitos políticos cassados.
O dono da Havan disse em seu perfil no Twitter que a decisão representa uma “vitória” da liberdade de expressão. “Parabéns aos membros do TRE-RS por cumprirem a Constituição, defendendo o direito ao livre pensamento”, afirmou.
— Luciano Hang (@LucianoHangBr) May 16, 2022
Enfim um tre de verdade literalmente
Parabéns Luciano estamos juntos
FUTURO SENADOR SANTA CATARINA
Pena que ele não vai ser candidato, é uma excelente pessoa.
Valdir. Estou pagando para ver o TSE reverter essa decisão por unanimidade, decisão de juízes de verdade e não de um tribunal político. Creio que a corda pode arrebentar. Não creio que serão tão covardes. Covardes porque não dá para chamar uma ação dessas de coragem.
Mais uma tentativa de pré crime Minority Report há há há há….essa esquerda é imbecil mesmo!
Imbecil não, são é uma corja de criminosos (pos crime) fdp!
Parabéns ao TRE-RS
Ok, o TRE por unanimidade…, o problema é que podem recorrer ao TSE, como lá só tem bandido comunista o jogo é revertido, seria capaz de apostar