Milhares de pessoas se reúnem na tarde deste domingo, 26, na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Os manifestantes protestam contra os abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) e pela defesa do Estado Democrático de Direito.
A multidão se concentra em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Os manifestantes ocupam todas as faixas nos dois sentidos da Avenida Paulista, no trecho entre as ruas Itapeva e Peixoto Gomide.
Minuto de silêncio por Clezão
Havia um trio elétrico no local, custeado por deputados estaduais e federais de todo o país, de onde discursaram parlamentares e representantes da sociedade civil. Antes da execução do hino nacional, realizou-se um minuto de silêncio em memória de Cleriston da Cunha, conhecido como Clezão do Ramalho.
Clezão estava preso desde o começo do ano, sob a acusação de ter participado dos atos de vandalismo de 8 de janeiro. Ele morreu na última segunda-feira, 20, durante banho de sol no pátio da Papuda, em decorrência das diversas condições de saúde de que sofria, sem tratamento adequado. Acompanhe aqui a cobertura de Oeste sobre a morte de Cleriston.
A reportagem de Oeste está cobrindo também a manifestação deste domingo, que já conta com dezenas de milhares de manifestantes. Bandeiras do Brasil e algumas de Israel se destacam, além das cores verde e amarela, que têm sido a escolha das multidões desde 2014.
‘Fora, Xandão’ e ‘Volta, Bolsonaro’ foram algumas das palavras de ordem
À época, iniciavam-se os protestos pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Hoje, o pedido de impeachment se dirige a magistrados do STF, em especial o ministro Alexandre de Moraes. Frequentemente, manifestantes entoam gritos de “Fora, Xandão!”
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que apoiou, em vídeo, a manifestação de hoje, também foi lembrado. Seu rosto figurava em bandeiras e camisetas.
A estampa “Meu partido é o Brasil”, similar à da camiseta que Bolsonaro usava quando sofreu a tentativa de homício em 2018, também vestia alguns manifestantes. Gritos de “Volta, Bolsonaro!” também são puxados pela multidão em diferentes momentos.
É muito bom que o povo volte às ruas porque a situação política e econômica brasileira se torna mais caótica a cada dia. Não sstisfeitos em desacelarar gravemente a economica, o governo ou desgoverno agora pretende colocar na PGR um sócio de Gilmar Mendes e no STF Flávio Dino, ou a derrocada da segurança púbblica. O cidadão é tão incompetente que tudo o que está acontecendo em nivel nacional na seguraança, já vem ocorrendo há muito no estado governado por dito senhor, o Maranhão, onde a criminalidade só fez crescer em seus oito anos à frente do governo estadual. O cidadão não respeita ninguém e é apreciado por Alexandre de Morais e outros indecorosos do STF. Precisa mais esclarecimentos? Precisa desenhar o desastre jurídico que se aproxima e se agrava cada vez mais?
Falou tudo
LINDA MINIFESTAÇÃO. APENAS O RECOMEÇO DOS PROTESTOS CONTRA A DITADURA, INFELIZMENTE, JÁ IMPOSTA AO PAÍS. OS FALSOS DEMOCRATAS – FALAM DURANTE O TEMPO TODO EM DEMOCRACIA, MAS AGEM COMO TERRORISTAS, SIM, ESSES VERDADEIROS TERRORISTAS, QUERENDO IMPOR SUAS PAUTAS DE ESQUERDA, SUCUMBIRÃO DIANTE DA VONTADE POPULAR. A VERDADE ESTÁ VINDO À TONA, CONFISSÕES DE ATOS NADA REPUBLICANOS, FALAS MILITANTES, ATIVIDADES POLITICAS, MENSAGENS TROCADAS COM “JORNALULISTAS”, AO VIVO, E AGORA, CRIMINOSOS. SIM, POR DISPLICENCIA E DESCASO, ASSASINARAM O CLEZAÕ.
Acredito que o quebra-quebra de janeiro foi executado por infiltrados desse governo sem lei. Os patriotas são mártires do nosso sonho de justiça e liberdade! Temos que voltar e ficar na rua.
O poder maior está com a ação do povo !!! Chega de ilegalidades seja lá qual for o preço a pagar por resistir às barbáries que estão sendo cometidas
Vamos para as ruas novamente.
Desistir, jamais!
partabens a nos que nao vamos desistir nunca!
A imprensa canalha – aqui incluo a Jovem Pan – noticiou que cerca de 13 mil manifestantes reuniram-se na Avenida Paulista ontem. E mais: disseram que foi uma demonstração de fraqueza do bolsonarismo. Covardes filhos do demônio! A hora deles vai chegar!
A humildade é a pior forma de presunção. Estamos assumindo que os tiranos do poder estão preocupados com essa manifestação, e a pergunta que persiste é, como podemos nos salvar dos monstros insalubres e insanos que criamos? Quanto mais danos estamos dispostos tolerar?
O regime petralha é um culto da morte, uma versão terrorista actualizada das SS nazista que não esconde sua selvageria. Para que possam permanecer no poder e demonstrar sua tirania, toda a barbárie imaginável é agora um jogo justo, teremos mais pessoas inocentes morrendo enquanto encarceradas por ordem do Juiz carrasco.
Morreu assassinado na prisão, por um ato de autoritarismo de um ministro do stf …
Caro jornalista Bruno! Sugiro mudar o texto onde diz que o Sr Cleriston morreu de mal súbito, por nao ser a realidade dos fatos e vc poder incorrer em estar divulgando notícias falsas. Ele era portador de várias comorbidades e precisava de cuidados que lhe foram negados, sua morte era esperada e avisada pela equipe médica se ele continuasse preso sem os cuidados adequados, não teve coisa alguma de mal súbito!
Caro leitor, agradeço pelos apontamentos. O texto não afirmava que ele morreu de mal súbito, mas depois de mal súbito. De todo modo, fiz alterações. Veja o que acha. Obrigado novamente.
Como disse Bolsonaro… “as coisas mudam de posição…”. Já vi esse filme….
Começou o processo de impeachment de Alexandre de Moraes.
A reação das rua demonstra o menosprezo a covardia tão conveniente de Rodrigo Pacheco.
Parabéns PATRIOTAS!
É isso mesmo, o povo novamente foi para as ruas !!
Avante Brasil !!!
Mil bolsonaristas, por um bolsonarista que morreu depois de ser preso em um ato golpista, segundo a imprensa militante e canalha do uol de mierda
Penso que já vi este filme. Foi como o início do impedimento da Janete. Foi muito bom. Parabéns aos envolvidos!
Até que enfim o POVO ACORDOU.
Como um FÊNIX, ele irá abrir as asas e reviver.
Hoje a Globo (G1) e Folha SP (uol) mostraram que são serviçais do PT, nenhuma menção sobre a manifestação. Isso é jornalismo?
AGUARDEM a nova bomba de fumaça !!!
venezuela vai invadir a Guiana!!
vai envolver o brasil na guerra.. França EUA e Inglaterra vão fazer bases na guiana e aproveitar… controlar a região raposa serra do sol..
TUDO que a China a Rússia querem… guerra nas barbas dos EUA…
esquerdalha vai apelar para nosso nacionalismo e desviar a atenção da queda de Luladrão e seu narcoestado terrorista brasil
Essa foi a primeira de muitas, aguarde o brasileiro voltou as ruas
Essa imagem causa pavor em muitos parasitas de Brasília.
Que o bom Deus ajude o nosso Brasil.
Família, pátria e liberdade são valores básicos de toda democracia organizada.
O grito da VERDADE “LULA LADRÃO SEU LUGAR E NA PRISÃO”.
Fora tirania de Moraes – Pacheco faça o seu papel coloca em pauta o impeachment desse ditador.
Eu tava lá. Inicio da queda da quadrilha do Luladrão