A Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, tem o maior nível de contaminação do país, mostra estudo da organização não governamental (ONG) Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Divulgado na quinta-feira 19, o levantamento “Expedição Ondas Limpas na Estrada”, maior sobre resíduos marinhos no Brasil, revelou a presença de plástico em todo o litoral do país. A expedição durou 16 meses e abrangeu mais de 200 municípios brasileiros.
A mais poluída do Brasil
O estudo mostrou que todas as praias do Brasil possuem resíduos plásticos, com microplásticos presentes em 97% delas. A Baixada Santista (SP), por exemplo, está entre as áreas mais poluídas. Em São Vicente, foram encontrados dez resíduos por metro quadrado nas praias, enquanto em Mongaguá foram identificados 83 fragmentos de microplástico por metro quadrado. O maior volume de macrorresíduos foi de bitucas de cigarro.
Os dados estão disponíveis em uma plataforma digital. Ali as pessoas podem explorar as praias, as cidades e os Estados, classificados por tipo de resíduo. Isso facilita a análise e a visualização das informações.
Além do levantamento da costa brasileira, a equipe de pesquisadores produziu um relatório com diagnósticos e propostas de soluções. No processo de análise, o grupo realizou 306 limpezas científicas e 172 mutirões de limpeza.
Qual praia é a melhor?
A Praia de Ipanema conquistou o segundo lugar na lista das melhores praias do mundo, conforme ranking elaborado pelo guia de viagens australiano Lonely Planet. A divulgação é uma prévia das dez melhores praias do guia Best Beaches in the World, que apresentará uma seleção das cem melhores.
A obra destaca não apenas o espetacular pôr do sol e a extensa orla de 3 km da praia, mas também a diversidade de grupos que dão vida ao local. Eles também observaram a subdivisão característica em postos, marcada por atrair diferentes interesses.
A praia carioca é a única representante brasileira nas primeiras dez posições do ranking, compartilhando a lista com praias de diferentes regiões do mundo, incluindo África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.
Ipanema ficou atrás apenas da The Pass, em Bryon Bay, Austrália, conhecida por suas condições ideais para o surfe e trilhas em uma floresta de palmeiras. Confira a lista completa:
- 1. The Pass, Byron Bay, Nova Gales do Sul – Austrália
- 2. Praia de Ipanema, Rio de Janeiro – Brasil
- 3. Ao Maya, Ko Phi-Phi, Krabi – Tailândia
- 4. Ilha Mnemba, Zanzibar – Tanzânia
- 5. Sarakiniko, Ilha de Milos – Grécia
- 6. Chesterman Beach, Tofino, Ilha de Vancouver, Colúmbia Britânica – Canadá
- 7. Cabo San Juan del Guía, Parque Nacional Natural Tayrona – Colômbia
- 8. Anse Source d’Argent, La Digue – Seychelles
- 9. Playa Balandra, La Paz, Baja California Sur – México
- 10. Punta Paloma, Tarifa, Cádiz – Espanha
Leia também: “Apartamentos com piscina suspensa na sacada custam até R$22 milhões em Santa Catarina; veja fotos”
Isto é para afastar os turistas de um Estado como Santa Catarina que é tem praias mais seguras do que outras regiões do Brasil…
Na reportagem fala do estudo sobre resíduos de plástico, não analisaram resíduos de esgoto pela orla brasileira? Como anda o Saneamento básico nas cidades litorâneas?