O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), liberou a realização do Carnaval nas ruas da cidade no ano que vem. A decisão foi tomada depois do Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19 (CEEC) recomendar, durante uma reunião na segunda-feira 20, que a capital fluminense pode celebrar o evento.
Conforme os técnicos do CEEC, há um cenário epidemiológico favorável para a execução do Carnaval.
“Com 80% de cobertura vacinal, na análise dos dados de todos os eventos com aglomeração no país e no Rio de Janeiro, e sustentado pelas evidências científicas disponíveis, recomenda-se à Secretaria Municipal de Saúde que não estabeleça, nesse momento, qualquer restrição à realização do carnaval carioca”, salientou o CEEC.
Até a semana passada, Paes só garantira o acontecimento dos desfiles no Sambódromo Marquês de Sapucaí, mas não tivera resposta em relação às festas nas ruas. Na próxima segunda-feira 27, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro vai divulgar a lista com os nomes dos blocos aprovados.
Orientações para os participantes do Carnaval
Quem for na Sapucaí ou nas escolas de samba, precisará apresentar o passaporte de vacinação. Nas ruas, as máscaras não são obrigatórias.
“Hoje, não são exigidas máscaras em ambientes abertos. E blocos desfilam na rua. Além disso, temos 99,9% da população da cidade protegida com a primeira dose e 80% da população total com a segunda dose”, argumentou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Perlingeiro, comemorou a decisão. Além disso, falou que vai pedir a apresentação do comprovante de vacinação aos participantes dos desfiles.
“Vamos orientar as escolas para que só entreguem as fantasias mediante a apresentação pelo componente do comprovante da vacina. Essa orientação também valerá para as alas comerciais (que vendem fantasias ao público).”
E uma vergonha esse prefeito do Rio de Janeiro e governador do Rio, agora eu ver ministro do STF Barroso agir assim com fez nos aeroportos egir passaporte pras pessoas que vem de fora por causa da Ômicrom pra não se espalhar já que no Rio tem caso de Ômicrom já em todo Brasil agora o STF deve intervir contra os prefeito do Rio e do governador do Rio nó Rio não vai suportar se surto de gripe em todo Rio não consegue dar esse atendimento dirar se tiver outro caus de covird com esse cepa Ômicrom com 50 mutações.
Se pode ter carnaval porque ainda tem que dar vacina nas crianças e também usar mascara . Então libera tudo e vamos ver no que vai dar.
Quais são os integrantes desse tal Comitê Científico? O interessante é que ninguém acreditam neles mas que eles existem, sim, eles existem. Eu diria Comitê de Vagabundos, tendo esse prefeito como presidente.
Só falta querer obrigar-nos a ‘vacinar’ nossos filhos para frequentarem a escola.
Carnaval 2022!
Vamos celebrar a hipocrisia humana…
Nunca foi pela vida…sempre foi pelo poder.
Ah ciência e justiça que virastes volúveis e rameiras nas mãos dos políticos.
A ciência no Rio de Janeiro e a ciência de São Paulo são tão diferentes…. que coisa…
Vai quem quer essa é a realidade. Agora dizer q conselho cientifico deu o aval é muita canalhice, típico da camarada que os Otarios reelegeram p continuar a sina do Rio de só eleger ladrão e vagabundo no estado e na Cidade.