O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas amarelos, de perigo potencial, para a manhã desta quinta-feira, 17. Os avisos da vez são referentes a chuvas intensas, vendaval e ventos costeiros.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Assim como na manhã de quarta, o alerta sobre possíveis danos em decorrência de chuvas intensas é referente a áreas da Região Norte. No comparativo com ontem, tal condição adversa encolheu. Para hoje, a saber, o aviso é para todo o Estado de Roraima e o norte do Amazonas.
De acordo com a previsão do tempo do Inmet, há a possibilidade de chover até 50 milímetros sobre essa parte do país até as 10 horas desta quinta-feira. Além disso, há o risco de os ventos intensos sobre os dois Estados nortistas chegarem a 60 quilômetros por hora (km/h).
Leia mais:
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa a equipe do Inmet em relação aos problemas que podem ocorrer por causa das chuvas intensas sobre Roraima e parte do Amazonas.
Previsão do tempo com chuvas intensas, vendaval e ventos costeiros
Conforme a previsão do tempo da vez do Inmet, enquanto parte do Norte terá mais uma manhã com chuvas intensas, o destaque para áreas do Nordeste é a possibilidade de vendaval. Mas não é só. Isso porque a região nordestina também deve registrar o fenômeno chamado de ventos costeiros.
Leia também: “Mais uma mentira dos ambientalistas — parte 2”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Em relação ao vendaval, o órgão meteorológico ativa um alerta amarelo até as 12 horas desta quinta-feira. O aviso vale para boa parte da caatinga. Assim, abrange áreas de seis Estados do Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.
“Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h”, informa o Inmet, sobre o que poderá significar os ventos intensos descritos na previsão do tempo desta manhã. “Baixo risco de queda de galhos de árvores.”
Por fim, o último alerta da vez do Inmet — também na cor amarela — é sobre ventos costeiros sobre a faixa litorânea do Ceará e do Rio Grande do Norte. Essa condição pode representar, sobretudo, a intensificação das rajadas de vento e a movimentação de dunas sobre construções na orla.
Leia também: “Tempestade de granizo atinge o interior de São Paulo”