O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite três sinais de alerta laranja — que representam “perigo” — em sua previsão do tempo. De acordo com o órgão, há riscos de problemas em decorrência de tempestade e vendaval.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O primeiro dos três alertas laranjas da vez é referente à ocorrência de tempestade. O aviso teve início às 18 horas de quinta-feira 17 e será válido até as 10 horas desta sexta-feira, 18. Ele abrange, conforme o mapa do Inmet, o bioma pampa do Brasil. Ou seja, a porção sul do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
De acordo com a previsão do tempo, há a possibilidade de chuva de até 100 milímetros (mm) sobre essa parte do país. Além disso, a instabilidade corre o risco de ter a companhia de ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora (km/h). Queda de granizo, a saber, é outro fenômeno que pode ocorrer sobre o sul gaúcho ao decorrer desta manhã.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos” são, conforme divulgação do Inmet, os problemas que podem surgir como consequência da tempestade que consta na previsão do tempo de hoje.
Ainda em relação ao alerta laranja por causa da tempestade gaúcha, o Inmet apresenta três instruções à população:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoors); e
- desligar, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Tempestade seguida de… tempestade
No Sul do Brasil, a tempestade será seguida por outra tempestade. Isso porque a previsão do tempo do Inmet avisa que os três Estados sulistas — Santa Catarina e Paraná, além do já mencionado Rio Grande do Sul — ficarão sob um novo alerta laranja, que se inicia às 10 horas de hoje e tem validade até as 10 horas de sábado 19.
Leia também: “Tempestade de granizo atinge o interior de São Paulo”
Os perigos apontados são exatamente iguais entre os dois alertas laranjas: chuva de até 100 mm, fortes rajadas de ventos e risco de queda de granizo.
Vendaval em Mato Grosso do Sul
A série de alertas laranjas da vez conta, por fim, com o aviso sobre a ocorrência de vendaval sobre cinco áreas de Mato Grosso do Sul: sudoeste, pantanais, sul, leste e centro-norte. A região de Presidente Prudente, no oeste paulista, e os municípios na divisa do Paraná com o Estado do Centro-Oeste também devem ficar atentas.
No caso, as rajadas de vento podem variar de 60 a 100 km/h das 10 horas desta sexta-feira até as 10 horas de sábado 19. “Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”, informa, dessa forma, o Inmet — ao explicar que o vendaval pode provocar danos ao agronegócio.
Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S'”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste