O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com dois alertas na cor amarela, de perigo potencial, na manhã desta segunda-feira, 7. De acordo com a previsão do tempo, há riscos de danos por causa de tempestade e chuvas intensas.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O aviso de tempestade se dá para a metade sul do Rio Grande do Sul. Ou seja, o alerta se dá para o bioma pampa e para a área de fronteira do Brasil com o Uruguai. Conforme a previsão, pode chover até 50 milímetros (mm) do intervalo que vai das 20 horas de domingo 6 às 10 horas de hoje. Além disso, há chance de chuva de granizo e ventos intensos, com rajadas de até 60 quilômetros por hora.
De acordo com o Inmet, o agronegócio dessa faixa gaúcha poderá sofrer danos por causa da tempestade que consta na previsão do tempo. Isso porque o órgão, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, avisa que “estragos em plantações” estão na lista de riscos potenciais em decorrência da condição climática adversa.
Leia mais:
Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos são outros problemas que podem ocorrer por causa da tempestade que surge na previsão do tempo do Inmet para a manhã desta segunda-feira.
Diante de tal situação, o Inmet divulga três instruções para quem estiver na área da tempestade:
- não se abrigar debaixo de árvores;
- não estacionar próximos a placas de publicidade e nem a torres de transmissão; e
- evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Tempestade no Sul e chuvas intensas no Norte, indica a previsão do tempo
A tempestade no sul gaúcho não é, entretanto, a única condição climática adversa que consta na previsão do tempo para a manhã desta segunda. Conforme os alertas do Inmet, chuvas intensas vão cair sobre parte da Região Norte do país até as 10 horas de hoje.
Leia também: “Forte onda nas Maldivas arrasta banhistas para o meio da rua”
Assim como rotineiramente vem ocorrendo, o alerta de perigo potencial segue na área que abrange o oeste e noroeste do Amazonas e parte de Roraima (dessa vez, a porção oeste roraimense). A saber, indica-se que pode ter acumulados de até 50 mm. O período chuvoso deve ter a companhia de rajadas de vento.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o Inmet em relação aos problemas que podem ocorrer em consequências das chuvas intensas sobre partes do Amazonas e de Roraima.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste