De acordo com atualização do MetSul Meteorologia, nos próximos dez dias haverá chuva nos extremos das regiões do país. Isso porque, segundo os meteorologistas, o norte da região amazônica, a costa do Nordeste e o Rio Grande do Sul deverão ter os mais altos volumes de chuvas nas próximas duas semanas. Nesta época do ano, a estação seca atua no Centro-Oeste, fazendo com que as precipitações fiquem concentradas nos extremos Norte, Sul e Leste do Brasil. Confira a previsão do tempo completa.
Região Norte
A Região Norte acaba de sair do inverno amazônico, período mais chuvoso do ano — que se estende de dezembro até meados de maio e que concentra cerca de 65% das precipitações do ano. Assim, os volumes de chuvas diminuem na maior parte do Norte do país; no entanto, de acordo com os especialistas, não deixa de chover.
Região Nordeste
Na região mais árida do país, a chuva vai ser escassa no agreste e tende a se concentrar em alguns setores da costa e da Zona da Mata — como é típico nesta época do ano. As precipitações na região costeira deverão ser mais intensas no litoral da Bahia e entre os Estados de Alagoas e Pernambuco. A capital baiana deve ter muitos dias com registro de chuva — inclusive tempestades.
Centro-Oeste
Já o Centro-Oeste do Brasil terá o predomínio do tempo bastante seco, e, durante os próximos dez dias, a chuva será escassa na maior parte da região. A típica secura no Planalto Central é condição típica da climatologia desta época do ano, visto que o inverno se caracteriza como a estação seca na região central do Brasil.
São Paulo
Assim como em grande parte do Centro-Oeste, não há previsão de chuva em diversas áreas do interior do Estado de São Paulo — e mais a oeste de Minas Gerais. Porém, uma massa de ar frio e a passagem de uma frente fria pela costa são fatores que podem trazer chuva para as regiões sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e o Estado do Espírito Santo.
Sul
Por fim, segundo a previsão do tempo, na Região Sul do Brasil, os volumes de chuva não devem ser altos na maioria das localidades nas próximas duas semanas. No entanto, há a tendência de chuvas mais intensas já nesta semana. No centro, oeste e sul do Estado gaúcho, deve chover bastante entre hoje e amanhã — antes de um longo período de dias de sol.
Estranho, a região Sudeste não existe para vocês, que a substituíram por São Paulo. Vai aqui o meu protesto.