Neste domingo, 12, Cuiabá figura novamente na liderança entre as capitais brasileiras no quesito temperatura máxima. Dessa vez, contudo, um detalhe chama a atenção. Sob onda de calor, a capital de Mato Grosso vai registrar, em algum momento do dia, 42°C, conforme indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a meteorologia, a cidade mato-grossense terá uma manhã dominical com sol e poucas nuvens. Durante a tarde, o clima até muda. Isso porque haverá “muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada”. Não há indicação de instabilidades à noite, mas muitas nuvens irão permanecer sobre a cidade.
Leia mais:
Para este domingo, um outro ponto se destaca em relação a Cuiabá no quesito previsão do tempo. Segundo o Inmet, a temperatura mínima local para o dia de hoje é de 31ºC. Será, a saber, seis graus Celsius acima da máxima prevista para Porto Alegre. De acordo com a meteorologia, os termômetros chegarão somente até 25ºC na capital gaúcha.
Cuiabá, onda de calor e chuva em outras cidades, indica previsão do tempo
Cuiabá está dentro da faixa que conta com alerta vermelho, de grande perigo, em razão de uma nova onda de calor. Conforme o Inmet, o aviso seguirá até o fim da noite da próxima quarta-feira, 15. Conforme o instituto, o alerta vale para áreas de Mato Grosso, do Distrito Federal e de outros cinco Estados:
- Rondônia (metade sul);
- Mato Grosso do Sul (exceto o extremo sul);
- Goiás (com exceção ao norte);
- Minas Gerais (central, oeste, Triângulo e sul); e
- São Paulo (central, oeste, noroeste e norte).
O Inmet informa que o alerta vermelho para onda de calor significa temperatura 5ºC acima da média em intervalo maior do que cinco dias. Isso, de acordo com a equipe do instituto, representa perigo à saúde.
Apesar da onda de calor que afeta parte do Brasil, o domingo será de chuva em algumas capitais. Na manhã, por exemplo, Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Florianópolis e Porto Alegre irão registrar acumulados.
Na parte da tarde, outras cinco cidades, além da já mencionada Cuiabá, irão entrar para o mapa das chuvas do dia: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Rio Branco. Por fim, a previsão do tempo avisa: à noite vai chover em todas as capitais do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco, Porto Velho, Manaus e Boa Vista.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste