Mais um dia quente na capital de Mato Grosso. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sugere que a temperatura máxima vai ser de 41ºC em Cuiabá nesta sexta-feira, 22.
Dessa forma, Cuiabá ser a campeã da vez no quesito temperatura máxima entre as capitais brasileiras. A cidade vai ter, conforme a previsão do tempo do Inmet, uma manhã ensolarada e com poucas nuvens. Situação que, a saber, vai se repetir durante a tarde. À noite, no entanto, muitas nuvens são aguardadas.
Sem chuva, a capital mato-grossense vai ter mínima de 26ºC nesta sexta-feira. Cuiabá, assim como outras localidades do Brasil, está dentro da área que está sob alerta vermelho, de grande perigo, por causa da onda de calor. Tal fenômeno climático deve permanecer até domingo 24 — e ele se estende por nove Estados do país.
Leia também: “Onda de calor demanda cuidados com a saúde; saiba quais”
A capital de Mato Grosso não será, no entanto, a única capital a encarar o calor nesta sexta-feira. Sem previsão de chuva, Palmas, Brasília e Goiânia vão enfrentar uma tarde de névoa seca, de acordo com o Inmet. Nessas cidades, as temperaturas também serão elevadas. As máximas previstas para hoje são de 39ºC, 32ºC e 38ºC, respectivamente.
Cuiabá com 41ºC, mas chuvas em outras capitais, segundo a previsão do tempo
Entretanto, não são todas as capitais que terão uma sexta-feira com tempo seco. No Sul, por exemplo, a previsão do tempo sugere chuva isolada durante todo o dia em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
calor
Também vai chover, conforme estimativa do Inmet, em seis das sete capitais da Região Norte — a exceção será na já mencionada Palmas.
Deve chover, por fim, em oito das nove capitais nordestinas durante a manhã — a saber, a exceção da vez será Teresina. No Nordeste, a chuva noturna vai cair sobre Salvador e Aracaju.
Não há previsão de chuva para Campo Grande nem para nenhuma capital do Sudeste.
Leia também: “Menos chuva, mais fogo”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste