São Paulo se prepara para uma semana de temperaturas mais elevadas, depois de um feriado de Páscoa com clima ameno e céu nublado. Neste domingo, 31, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê sol e nuvens, com calor ao longo do dia e temperaturas variando entre 18°C e 29°C. A brisa marítima no fim da tarde pode trazer mais nuvens. A previsão do tempo mostra que não deve cair chuva.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na segunda-feira 1º, as temperaturas devem oscilar entre 17°C e 28°C, mantendo o padrão de tempo ensolarado com nuvens. Os dias seguintes, terça-feira 2 e quarta-feira 3, seguirão com sol e muitas nuvens. A previsão do tempo mostra que não deve haver chuva, mas, sim, temperaturas estáveis entre 19°C e 28°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão do tempo para o outono
O mês de março em São Paulo encerrou com temperaturas um pouco acima do esperado e índices pluviométricos inferiores à média histórica na capital paulista. O CGE registrou 138,6 mm de chuva, o que representa 77,6% do volume esperado.
Com a chegada do outono, em 20 de março, a expectativa é de dias menos quentes e chuvosos. Isso diverge do cenário vivenciado nos últimos meses de verão — este último, considerado o terceiro mais quente já registrado pelo Inmet na cidade e o mais quente em uma década, com uma média de 30,1°C.
Para abril, o CGE prevê uma média de precipitação de 63,1mm. Projeções do Inmet e do Inpe indicam um outono ligeiramente mais quente do que o habitual em diversas regiões do Brasil. Espera-se que as temperaturas fiquem 1°C acima da média em partes do Sudeste, em quase toda o Norte (onde o acréscimo pode chegar a 2°C), o Centro-Oeste e na maior parte do Nordeste brasileiro.
O panorama climático para São Paulo sugere que os próximos dias serão de tempo estável, com sol aparecendo entre nuvens e temperaturas oscilando dentro de uma faixa agradável, sem grandes previsões de alteração no padrão climático.
A sensação do aumento da temperatura já indica a transição para a nova estação do ano. Apesar de abril iniciar com previsões de clima mais seco, é sempre prudente manter um olhar atento às atualizações meteorológicas, dado o cenário variável tipicamente associado aos períodos de transição estacional.
Leia também: “Previsão do tempo: chuvas intensas atingem 22 Estados”