A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa: dezembro começa com ao menos três alertas relacionados às chuvas intensas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O primeiro alerta desta sexta-feira, 1º, aparece na cor laranja, o que representa perigo de registros de danos por causa das instabilidades. Esse aviso abrange áreas de três dos quatro Estados do Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Conforme o Inmet, o alerta de chuvas intensas para essa faixa do país ocorre porque há o risco de acumulados de até 100 mm até as 10 horas de hoje. O aviso vale, sobretudo, para a região de Juiz de Fora (MG), a metade norte fluminense e o sul capixaba.
Leia mais:
Além das chuvas intensas, essa parte do país tende a ter de enfrentar, ao menos na manhã desta sexta-feira, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Dessa forma, o órgão meteorológico informa: problemas podem acontecer.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Mais alertas de chuvas intensas no início de dezembro, avisa a previsão do tempo
O alerta laranja no Sudeste não é, contudo, o único aviso por parte do Inmet para este início de dezembro. Isso porque há dois alertas amarelos que englobam partes sudestinas, do Norte e do Centro-Oeste. Ambos, a saber, têm validade até as 10 horas desta sexta-feira.
De acordo com a classificação do instituto meteorológico, um alerta amarelo de chuvas intensas representa acumulados de até 50 mm, além de ventos intensos, que podem atingir a velocidade de 60 km/h.
O primeiro desses alertas de chuvas intensas pega o norte e nordeste de Mato Grosso e o centro-norte do Tocantins. O outro, por fim, abrange territórios espalhados por nove das 27 unidades federativas do Brasil:
- Amazonas (metade norte);
- Acre (todo o Estado);
- Rondônia (todo o Estado);
- Mato Grosso (exceto o norte e nordeste);
- Tocantins (sul);
- Goiás (exceto o extremo nordeste);
- Distrito Federal);
- Minas Gerais (exceto extremo norte, parte do sul e região de Juiz de Fora); e
- Espírito Santo (exceto o sul).
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste