O Brasil terá nesta sexta-feira, 24, mais um dia com chuvas e tempestades, indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme as projeções meteorológicas, áreas de todas as cinco regiões geográficas vão enfrentar as precipitações. Há, nesse sentido, cinco alertas climáticos referentes a acumulados de água.
Leia mais:
Três dos cinco alertas são restritos à parte da manhã desta sexta-feira. O primeiro, por exemplo, é referente a chuvas intensas e abrange a totalidade do Distrito Federal, de Rondônia, do Acre e do Amapá. Além disso, afeta partes de nove Estados: Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Válido até as 10 horas de hoje, esse alerta está na cor amarela, o que representa perigo potencial para danos. Esse tipo de aviso indica a possibilidade de precipitações de até 50 mm e ventos que podem chegar a 60 km/h. “Baixo risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Alertas na cor laranja pela manhã
Os outros dois mapas têm validade até as 10 horas desta sexta-feira. Eles, entretanto, estão na cor laranja, o que significa perigo.
Leia também: “Chuva de granizo deixa camada de gelo de até 10 cm em Santa Catarina”
Um alerta laranja é de chuvas intensas e afeta, sobretudo, o sudeste de Roraima, o oeste do Pará, o leste do Amazonas e o norte de Mato Grosso. De acordo com a previsão do tempo, pode chove até 100 mm nessa área do país, que também corre o risco de ter rajadas de vento de até 100 km/h.
O outro alerta laranja da manhã é referente a tempestade. Conforme o Inmet, o aviso vai do extremo sul de Mato Grosso e ao oeste do Rio de Janeiro. O recado vale, a saber, para todo Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, oeste, central e Vale do Paraíba em São Paulo e Triângulo e sul de Minas Gerais.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo”, avisa o Inmet. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Alertas de chuvas e tempestades para além da manhã na previsão do tempo
Para esta sexta-feira, há, no entanto, dois alertas — também na cor laranja — que ficarão ativos para além da manhã. Eles também são referentes a chuvas e tempestades.
Leia também: “Como o fenômeno El Niño pode afetar a atual safra brasileira”
Restrito ao oeste do Paraná, o alerta laranja de tempestade deverá ficar ativo até as 15 horas desta sexta-feira. Os volumes e os riscos são exatamente os mesmos dos mencionados para o aviso para partes do Sudeste e do Centro-Oeste.
Há, por fim, o alerta laranja de acumulado de chuva que permanecerá ativo até as 23h59 de hoje. Apesar de avançar sobre pequenas faixas no Paraná, ele é válido, basicamente, para a faixa leste do Estado de São Paulo, incluindo parte do Vale do Paraíba, região da capital paulista, litoral norte, litoral sul, Sorocaba e Vale do Ribeira.
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia”, informa o Inmet. “Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.”
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste