Outubro começa com instabilidades em boa parte do Brasil, indica a previsão do tempo. Para a manhã deste domingo, 1º, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas referentes a chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
No Sul e em parte do Sudeste, o aviso da vez é de mais chuvas intensas. Deve chover até 50 mm até as 10 horas de hoje, na faixa que engloba o leste de Santa Catarina, o leste do Paraná e parte do leste de São Paulo, englobando o litoral sul paulista, o Vale do Ribeira e a região metropolitana da capital do Estado.
Nessa parte do país, a chuva será acompanhada por ventos intensos, de até 60 km/h.
Leia mais:
Para a faixa que engloba a totalidade dos territórios do Acre e de Rondônia, além do oeste do Amazonas e do extremo noroeste de Mato Grosso, o aviso da vez do Inmet é o mesmo em relação ao Sul e a São Paulo: chuvas intensas até as 10 horas deste domingo, com acumulados e rajadas de vento.
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet, sobre um dos riscos eventuais em decorrência de chuvas intensas. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros, indica a previsão do tempo
As chuvas intensas não são, contudo, responsáveis pelos únicos avisos desta manhã por parte do Inmet. De acordo com a previsão do tempo, o dia também será de tempestade e ventos costeiros.
O alerta de tempestade abrange áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. O aviso, que também vale até as 10 horas de hoje, é referente às seguintes partes do país:
- São Paulo (metade norte);
- Minas Gerais (sul, Triângulo e oeste);
- Distrito Federal;
- Goiás (com exceção ao norte);
- Mato Grosso do Sul (nordeste, norte e noroeste);
- Mato Grosso (exceto o nordeste e o extremo noroeste);
- Pará (somente uma pequena faixa no sudoeste); e
- Amazonas (somente uma pequena faixa no sudeste).
Além dos acumulados de 50 mm e das rajadas de vento, o alerta do Inmet reforça que há risco de queda de granizo. De acordo com a previsão do tempo, alagamentos podem ocorrer.
Há, por fim, o aviso de ocorrência de ventos costeiros na manhã deste domingo. O alerta, a saber, vale para a faixa que vai de Santos (SP) a Cabo Frio (RJ). Conforme o Inmet, a intensificação da ventania tende a movimentar dunas de areia sobre construções próximas à orla.
Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S'”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Que preguiça ler este tijolaço da Oeste.
Um mapa daria para entender muito melhor.
Não adianta que não aprendem…