A manhã deste domingo, 10, vai ser de instabilidades em algumas áreas do país. A previsão do tempo para o período conta com dois alertas relacionados a registros de temporais e outros dois de chuvas intensas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O primeiro dos alertas de tempestade aparece na cor alaranja, o que representa “perigo” na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Válido até as 12 horas deste domingo, ele irá atuar sobre as porções oeste do Paraná e de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul. Ou seja, a área de abrangência fica restrita à Região Sul.
Leia mais:
O Inmet destaca os fenômenos climáticos que compõem um alerta laranja de tempestade. O volume da chuva, por exemplo, poderá ser de 100 mm. Ventos intensos, de até 100 km/h, e queda de granizo também são aguardados.
Dessa forma, problemas podem ocorrer. E isso tanto na parte de infraestrutura quanto no âmbito das atividades agropecuárias. “Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Diante disso, o instituto meteorológico apresenta lista de instruções à população da área incluída no alerta laranja da manhã deste domingo:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda; e
- desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
O outro alerta de tempestade desta manhã também abrange áreas do Sul do país. Na cor amarela, de “perigo potencial”, o aviso vale para as partes paranaense e catarinense não incluídas no alerta laranja. Com atuação até as 12h deste domingo, conforme a previsão do tempo, o recado também vale para faixa que cruza parte do norte gaúcho.
Leia também: “Tragédia: temporal derruba telhado de ginásio no RS; uma mulher morre e 50 pessoas ficam feridas”
Assim como no aviso laranja, o alerta amarelo prevê a ocorrência de chuva, ventos intensos e queda de granizo. Mas o grau de intensidade será menor. Isso porque o acumulado deve ser de até 50 mm, enquanto as rajadas poderão chegar à velocidade de 60 km/h.
Alertas de temporais e chuvas intensas na previsão do tempo
Na previsão do tempo para a manhã deste domingo, há alerta amarelo de chuvas intensas. Em vez do Sul, o Sudeste é a região afetada pelo aviso.
De acordo com o Inmet, pode chover até 50 mm e ventos de 60 km/h sobre todo o território do Espírito Santo, o extremo norte do Rio de Janeiro e a zona da mata de Minas Gerais. O fim da atuação dessas chuvas intensas está previsto para as 10 horas deste domingo.
O outros alerta amarelo de chuvas intensas da manhã deste domingo é, de acordo com a previsão do tempo do Inmet, voltado ao Norte e ao Centro-Oeste.
Conforme o mapa, o aviso vale para quase toda a Região Norte, com exceção a Roraima, a Tocantins e ao leste do Pará. No Centro-Oeste, o alerta abrange o centro-norte de Mato Grosso.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste