O segundo mês do ano começou com cinco alertas de chuvas intensas e tempestades que atingem todas as regiões do Brasil. Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira, 1º.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O instituto divulgou dois alertas nas cores laranja e amarela, cada, e um na cor vermelha. Quanto mais forte a cor do aviso maior o grau de perigo para os moradores das regiões atingidas. Apenas sete Estados não têm nenhum alerta neste 1º de fevereiro: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
De acordo com o Inmet, há um alerta vermelho de tempestade com grau de “grande perigo” que atinge a Baixada Fluminense, além da faixa que vai de Angra dos Reis a Cabo Frio, também no Estado do Rio de Janeiro. O alerta vai até as 23h59 desta quinta-feira. As áreas em questão devem registrar chuva com queda de granizo, acumulada de mais de 100 mm/dia, e fortes ventos, com mais de 100 km/h.
“Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, informou o Inmet.
Inmet emite alertas laranja
Além disso, há um alerta laranja de chuvas intensas até a manhã desta sexta-feira, 2. O aviso atinge o Distrito Federal e 11 Estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Bahia e Minas Gerais. As regiões devem registrar chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h.
O outro alerta laranja é sobre tempestade. O aviso atinge partes de Goiás e dos quatro Estados do Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa parte do país deve registrar chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.
O Inmet também emitiu dois alertas na cor amarela, o que representa “perigo potencial” para a possibilidade de ocorrência de problemas climáticos. O primeiro, de chuvas intensas, atinge 13 Estados brasileiros:
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Ceará;
- Piauí;
- Maranhão;
- Pará;
- Amapá;
- Rondônia;
- Roraima;
- Amazonas;
- Acre; e
- Mato Grosso.
O segundo alerta amarelo é de tempestade e passa por cinco Estados, que estão espalhados por Centro-Oeste, Sudeste e Sul: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O aviso informa precipitação de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
O instituto instrui, por fim, os moradores de todas as áreas atingidas pelos alertas a desligarem aparelhos elétricos da tomada. Além disso, o segundo o órgão, é preciso evitar permanecer em locais ao ar livre. “Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).”