A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que os próximos dias serão de muita chuva em parte do Brasil. Em algumas localidades, há possibilidade de mais de 100 milímetros acumulados apenas no intervalo de 24 horas.
De acordo com o alerta do Inmet, vai chover em excesso até a próxima segunda-feira, 3, na faixa leste do Nordeste. Imagem (abaixo) mostra a mancha que vai do litoral sul baiano até o Rio Grande do Norte.
As chuvas devem se intensificar nos próximos dias justamente no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Segundo a previsão do tempo, o litoral dos dois Estados nordestinos devem registrar mais de 100 milímetros acumulados de domingo 2 para segunda 3.
Mas não é só o povo potiguar e paraibano que deve se preocupar com as instabilidades dos próximos dias. Isso porque o Inmet reforça que outras áreas do Nordeste também irão contar com momentos chuvosos até o dia 3 de julho.
Leia mais:
“O transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente vai contribuir para a persistência da chuva desde o litoral da região até o agreste do Rio Grande do Norte e Alagoas”, informa o Inmet. “Já nos estados de Sergipe e Bahia, os grandes volumes deverão se concentrar perto da região litorânea.”
Previsão do tempo no Brasil: chuva e ciclone extratropical
O excesso de chuva não é, a saber, o único fenômeno climático que deve ocorrer no Brasil, segundo a previsão do tempo. A empresa de meteorologia Climatempo indicou, nesse sentido, que um ciclone extratropical deve atingir os Estados do Rio de Janeiro e o Espírito Santo no fim de semana.
Leia também: “El Niño deixa agronegócio brasileiro em alerta”