A produção de trigo nos Estados Unidos e no Canadá pode ser prejudicada pelo clima seco previsto para o verão do Hemisfério Norte.
Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, as culturas colhidas mais cedo, como o trigo de primavera, sofreram uma deterioração das condições na safra.
Leia também: “El Niño deixa agronegócio brasileiro em alerta”
Contudo, a previsão do tempo atual traz um quadro misto para as lavouras. Algumas regiões devem receber uma boa quantidade de chuvas, enquanto em outras uma seca adicional pode chegar e prejudicar o desempenho da produção no campo.
Outro dado importante do Departamento de Agricultura dos EUA é que as condições das safras já estão abaixo da média de cinco anos. Portanto, qualquer deterioração adicional deve ser observada com atenção.
O cenário da produção de trigo no globo
No Hemisfério Sul, onde se concentra parte dos maiores produtores de trigo no mundo, o cenário não é muito diferente. Embora a Argentina e a Austrália ainda estejam plantando suas safras 23/24, o clima já está afetando as perspectivas de suas colheitas.
No país latino-americano, o clima seco observado desde o início do inverno reduziu a perspectiva de área plantada. O tempo também não ajudou, e as previsões de rendimento da safra são menores do que as projetadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA.
Do outro lado do globo, a Austrália se prepara para ser duramente afetada pelo fenômeno climático El Niño. Algumas regiões do país já registram fortes secas.