A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) volta a indicar tempestade para parte da Região Sul. Desta vez, o alerta surge de cor laranja, o que representa “perigo” para a ocorrência de problemas climáticos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O aviso da vez tem validade das 8h desta terça-feira, 16, até as 10h desta quarta-feira, 17. Ele abrange todo o Rio Grande do Sul e quase a totalidade de Santa Catarina — a exceção é a área de divisa com o Paraná.
Mais uma vez, o Inmet reforça que um alerta laranja de tempestade significa a possibilidade de chuva de de até 60 mm por hora ou 100 mm por dia. Além disso, pode haver queda de granizo e ventos intensos, que correm o risco de chegar a 100 km/h.
Leia mais:
Com isso, danos podem ocorrer. E isso tanto na parte de infraestrutura quanto no campo das atividades agrícolas.
“Risco de corte de energia elétrica”, informa a equipe do Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
O alerta laranja de tempestade na previsão do tempo faz com que o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, liste três instruções a serem seguidas por quem estiver em área afetada:
- não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda dela e de descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos a torres de transmissão nem placas de propaganda; e
- se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Alertas de chuvas intensas na previsão do tempo
O alerta laranja de tempestade que vai afetar a Região Sul hoje e amanhã não é, a saber, o único aviso que consta na previsão do tempo. Isso porque há dois recados referentes a chuvas intensas.
Leia também: “Como o fenômeno El Niño pode afetar a safra brasileira?”
Válido até as 10h desta terça-feira, o primeiro alerta laranja de chuvas intensas abrange o Distrito Federal e Estados distribuídos pelo Centro-Oeste, pelo Norte e pelo Sudeste. O aviso vale para partes de Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
O outro alerta laranja de chuvas intensas também vale até as 10 horas desta quarta-feira, conforme a previsão do tempo do Inmet. Diferentemente do primeiro, esse aviso é restrito apenas à Região Norte. O recado destina-se, nesse sentido, ao nordeste do Amazonas, ao noroeste e norte do Pará e a todo o Estado do Amapá.
O Inmet informa, por fim, que a situação de um alerta laranja de chuvas intensas é similar a de um aviso de tempestade na mesma cor. A única diferença é a ausência de queda de granizo na previsão do tempo para chuvas intensas.
Leia também: “O contraditório e a verdade incomodam”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste