O feriado da Proclamação da República será de clima instável nas capitais da Região Sul. A previsão do tempo desta quarta-feira, 15, indica a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas sobre Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
As três cidades irão contar com muitas nuvens, além de acumulados de água e trovões, tanto na parte da manhã quando da tarde. À noite, uma única mudança, segundo a meteorologia: deixará de trovoar sobre a capital paranaense.
Leia mais:
Mesmo com as instabilidades, as três capitais sulistas terão um feriado com temperaturas elevadas para esta época do ano. Em Porto Alegre, por exemplo, os termômetros irão de 20ºC a 25ºC. Florianópolis terá um dia de 21ºC a 25ºC. Curitiba terá mínima de 19ºC, enquanto a máxima será de 31ºC.
Feriado com chuva e trovoadas além do Sul, indica previsão
A Região Sul do país não será, entretanto, a única a registrar pancadas de chuva e trovoadas no decorrer de mais um 15 de Novembro. Entre as capitais, a saber, os dois mesmos fenômenos climáticos são aguardados para duas capitais do Norte: Rio Branco e Porto Velho. Além disso, as chuvas, mas sem trovões, devem ocorrer em Salvador, Aracaju e Maceió.
A previsão do tempo indica o avanço das pancadas de chuva e dos trovões durante a tarde. Isso porque as quatro capitais do Centro-Oeste, São Paulo e Belo Horizonte irão enfrentar essas condições adversas. Nessa faixa do dia também irá chover em Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas. Ou seja, no período vespertino, apenas as nove capitais nordestinas, Vitória, Rio de Janeiro e Manaus irão escapar das instabilidades.
À noite, contudo, o tempo firme irá predominar nesta quarta-feira de feriado. Além da previsão já informada para a Região Sul, o combo pancadas de chuva e trovoadas seguirá presente apenas em Porto Velho e Rio Branco. Por fim, Goiânia e Brasília terão “muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada”.
No consolidado do dia, Cuiabá será mais uma vez a campeã entre as capitais no quesito temperatura máxima. De acordo com o Inmet, os termômetros irão chegar a 41ºC na capital mato-grossense. Boa Vista e Rio de Janeiro, no entanto, ficarão próximas dessa marca. Isso porque cada uma delas deverá registrar temperatura máxima de 40ºC.
Leia mais: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste