A semana começa com São Paulo sob chuva. De acordo com a previsão do tempo, a manhã desta segunda-feira, 11, é de alerta laranja de tempestade em boa parte do Estado de SP.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja, que representa “perigo”, abrange quase todo território paulista. A exceção, a saber, se dá ao Vale do Ribeira, no sudeste do Estado, e à parte de divisa com o Rio de Janeiro.
São Paulo, contudo, não é o único Estado na área de atuação do mais novo alerta laranja de tempestade. O aviso para para partes do Triângulo Mineiro (Uberaba) e do sul de Minas Gerais (Varginha), além da metade sul de Mato Grosso do Sul.
Conforme a previsão do tempo, o alerta laranja de tempestade para essas partes do Brasil ficará válido até as 10 horas desta segunda-feira.
Leia mais:
Em relação ao significado do aviso climático, o Inmet informa que a chuva sobre essa faixa poderá chegar aos 50 mm. Rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo são os outros dois fenômenos climáticos que compõem o alerta laranja de tempestade.
Diante desses fatores, o órgão meteorológico, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, afirma que problemas podem ocorrer. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Para o restante de Mato Grosso do Sul, o extremo sul de Goiás e a faixa que passa por áreas do Triângulo e do sul mineiro, o alerta de temporal para a manhã desta segunda-feira está no cor amarela. Isso porque a chuva será de menor intensidade, segundo a previsão do tempo, com acumulados na casa dos 50 mm. Os ventos devem chegar aos 60 km/h, mas também na companhia da queda de granizo.
Alertas de chuvas intensas
Para a manhã desta segunda-feira, o Inmet conta com três alertas amarelos referentes a chuvas intensas. Os avisos abranges Estados espalhados por quatro das cinco regiões geográficas do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste.
Leia também: “Prédio que desabou em Gramado (RS) tinha apartamentos avaliados em R$ 1 milhão; veja fotos”
Na classificação do instituto, alerta amarelo de chuvas intensas significa chuva de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Não há, contudo, previsão para queda de granizo em casos assim.
O primeiro dos três alertas amarelos de chuvas intensas abrange parte do sul de Minas Gerais, o extremo sul do Rio de Janeiro (Volta Redonda e Angra dos Reis) e o lado paulista do Vale do Paraíba.
O segundo alerta da vez de chuvas intensas abrange mais Estados. O aviso vale para o extremo noroeste da Bahia, o norte e o leste do Tocantins, a metade sul do Maranhão, partes do centro e do sul do Piauí e uma pequena porção do leste do Pará
O último alerta desta manhã engloba o extremo noroeste de Mato Grosso, a metade norte de Rondônia, o sudoeste do Pará e boa parte do Amazonas.
Os três alertas amarelos de chuvas intensas terão validade, segundo a previsão do tempo, até as 10 horas desta segunda-feira.
Leia também: “O tenebroso 3 de novembro de 2023”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste