O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas para onda de calor, tempestade e chuvas intensas. De acordo com a previsão do tempo, esses fenômenos irão ocorrer neste início de semana.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O aviso referente à onda de calor, que está ativo desde o começo da semana passada, abrange o Distrito Federal e nove Estados. Conforme a meteorologia, tal situação irá persistir até o fim da tarde de terça-feira 26.
Assim como nos dias anteriores, o alerta de onda de calor segue na cor vermelha. O Inmet reforça que, a saber, isso representa “grande perigo”.
Leia mais:
Nesse sentido, o instituto avisa que o “grande perigo” por causa de tal situação climática é o risco à saúde. Além disso, o alerta vermelho ocorre em áreas que estão com a temperatura 5°C acima na média para esta época do ano.
De acordo com o Inmet,as seguintes unidades vão encarar a onda de calor neste início de semana:
- Paraná (metade norte);
- São Paulo (todo Estado);
- Rio de Janeiro (todo Estado);
- Minas Gerais (exceto o nordeste);
- Distrito Federal;
- Goiás (todo Estado);
- Mato Grosso do Sul (todo Estado);
- Mato Grosso (exceto o noroeste);
- Pará (somente no sudeste); e
- Tocantins (exceto o extremo norte/bico do papagaio).
Em meio à onda de calor, Cuiabá é novamente o destaque entre as capitais brasileiras no quesito altas temperaturas. Conforme a previsão para esta segunda-feira, os termômetros devem chegar aos 43°C na cidade.
Previsão do tempo com onda de calor, tempestade e chuvas intensas
A onda de calor não é, contudo, o único fenômeno climático na previsão do tempo do Inmet para este início de semana. Há o aviso de que, por exemplo, vai chover na manhã desta segunda-feira, 25, em alguns pontos do Brasil.
Leia também: “Especialista alerta para os impactos do El Niño na economia”
Até as 10 horas de hoje, a área que vai do Rio Grande do Sul até o litoral sul de São Paulo, passando por Santa Catarina e pelo leste do Paraná, deve registrar acumulados de 50 mm. Queda de granizo e ventos de até 60 km/h podem ocorrer.
No radar da tempestade, Porto Alegre vai ter a temperatura mínima mais baixa do dia entre as capitais: 14°C.
Há, por fim, alerta amarelo de chuvas intensas para o noroeste do Amazonas (cabeça do cachorro). Com exceção da queda de granizo, a previsão é a mesma da tempestade no Sul e em parte do Sudeste: rajas de 60 km/h e acumulados de cerca de 50 mm até as 10 horas desta segunda-feira.
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet, em aviso que vale tanto para as áreas atingidas por chuvas intensas quanto para as que estão sob alerta de tempestade. “Estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
Leia também: “Menos chuvas, mais fogo”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste.