O Brasil iniciou esta sexta-feira, 26, com chuva na maioria das capitais. O tempo não deve ter grandes alterações ao longo do dia. O clima instável está acompanhado de alertas por causa do acúmulo de água em poucas horas ou chuvas intensas, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O instituto mostra que as chuvas atingem todas as capitais do Sudeste e do Norte, exceto por Boa Vista, que começa a sexta-feira com tempo nublado. Há previsão de chuva nesta manhã em 17 capitais, são elas:
- Rio Branco;
- Porto Velho;
- Manaus;
- Macapá;
- Belém;
- São Luís;
- Teresina;
- Palmas;
- Brasília;
- Fortaleza;
- Aracaju;
- Salvador;
- Vitória;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Belo Horizonte; e
- Florianópolis.
A manhã será nublada nas demais capitais, com destaque para o Centro-Oeste, onde somente Brasília registra chuva. Não deve chover em: Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Natal, Recife, Maceió e Aracaju.
Chuva se intensifica durante a tarde
Durante o período da tarde, as chuvas devem se intensificar nas 17 capitais que registraram chuvas pela manhã. Além disso, mais duas cidades entram para a lista de cidades com chuvas. Ambas estão na Região Sul: Porto Alegre e Curitiba. Totalizando 19 capitais com precipitações na faixa vespertina. Esse deve ser o momento com as chuvas mais intensas do dia.
O tempo deve se manter firme nas capitais do Centro-Oeste, exceto por Brasília, e em algumas cidades do Norte e do Nordeste. Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Natal, Recife, Maceió e Aracaju não devem registrar chuva.
Já à noite, as chuvas devem enfraquecer na maioria das capitais. Serão registradas pancadas isoladas em 19 capitais:
- Rio Branco;
- Porto Velho;
- Manaus;
- Macapá;
- Belém;
- São Luís;
- Teresina;
- Palmas;
- Brasília;
- Fortaleza;
- Aracaju;
- Salvador;
- Vitória;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
- Belo Horizonte; e
- Florianópolis.
Os moradores de oito capitais não enfrentarão problemas para sair durante a noite, em que o clima deverá ser ameno:
- Boa Vista;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- Goiânia;
- Natal;
- Recife;
- Maceió; e
- Aracaju.
Inmet emite alertas de perigo
O Inmet tem válido cinco alertas por condições climáticas que atingem boa parte do Brasil. O principal aviso é um alerta vermelho por acumulado de chuva para o litoral dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O aviso indica um grau de severidade de “grande perigo”, de acordo com a classificação do órgão.
Ao todo, 22 Estados e o Distrito Federal estão sob alerta do instituto por condições climáticas.
+ Leia mais notícias da previsão do tempo em Oeste
O alerta vermelho atinge as Regiões Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba, o litoral sul e norte paulista e o sul fluminense. O acumulado de chuva deve ocorrer até a manhã desta sexta-feira. As áreas atingidas devem receber acumulado de água superior a 100 mm.
O instituto informou que há grande risco de alagamentos e transbordamento de rios. Além disso, pode acontecer deslizamentos de encostas. O órgão orienta aos cidadãos que desliguem aparelhos elétricos e permaneçam em local abrigado em caso de chuvas. Também é importante observar a alteração nas encostas.
Leia mais sobre os alertas: “Alerta vermelho: acumulado de chuva deixa SP e RJ em ‘grande perigo’”
Boa Vista continuará quente ???? Aqui em janeiro os ventos são os que nos salvam do calorão!