O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira, 25, um alerta vermelho por acumulado de chuva no litoral dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O aviso indica um grau de severidade de “grande perigo”, de acordo com a classificação do órgão.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
O Inmet também emitiu outros quatro alertas, entre laranja e amarelo, que atingem boa parte do Brasil nesta quinta-feira, 25, e na sexta-feira 26. Ao todo, 22 Estados e o Distrito Federal estão sob alerta do instituto por condições climáticas.
O alerta vermelho atinge as regiões metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba, o litoral sul e norte paulista e o sul fluminense. O acumulado de chuva deve ocorrer até a manhã desta sexta-feira. As áreas atingidas devem receber acumulado de água superior de 100 mm por dia.
Leia mais: “Chuva causa transtornos no Rio de Janeiro”
O instituto informou que há grande risco de alagamentos e transbordamento de rios. Além disso, pode acontecer deslizamentos de encostas. O órgão orienta aos cidadãos que desliguem aparelhos elétricos e permaneçam em local abrigado em caso de chuvas. Também é importante observar a alteração nas encostas.
Instituto emite alerta de chuva para outras regiões
O Inmet também emitiu dois alertas laranja de chuvas intensas com grau de severidade “perigo” para os seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maceió, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Amazonas e Santa Catarina.
Leia também: “Vídeo: deslizamento interdita Rodovia Mogi-Bertioga”
Nesse caso, são esperadas chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h. “Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o instituto.
Além disso, há dois alertas amarelo de chuvas intensas com grau de severidade “perigo potencial”.
Os avisos atingem os Estados:
- Alagoas;
- Pernambuco;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Ceará;
- Piauí;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Rondônia;
- Paraná;
- Santa Catarina; e
- Extremo norte do Rio Grande do Sul.
Os moradores dessas regiões devem ficar atentos para a possibilidade de acumulado de água de 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
Em caso de dúvidas ou para solicitar ajuda entre em contato com a Defesa Civil, por meio do 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.