As instabilidades vão seguir se espalhando em boa parte do país nesta sexta-feira, 27. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai haver pancadas de chuva e trovoadas em algumas das capitais do país.
Durante a manhã, por exemplo, vai haver chuvas e trovões em Campo Grande, Belo Horizonte e Vitória. Além disso, os acumulados devem ocorrer em outras nove capitais espalhadas por Sudeste, Centro-Oeste e Norte: Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Rio Branco, Porto Velho, Manaus e Boa Vista.
Conforme a previsão do tempo do Inmet, mais capitais vão enfrentar pancadas de chuva e trovoadas no decorrer da tarde desta sexta-feira. Aguarda-se tal condição, a saber, em Goiânia, Brasília, Palmas, Porto Velho e Rio Branco — e segue em Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande. No período vespertino, as chuvas vão ocorrer, ainda, sobre Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Cuiabá, Boa Vista e Manaus.
Leia também:
À noite, a capital sul-mato-grossense deixa de contar com trovoadas, mas seguirá com pancadas de chuva. Os trovões, no entanto, seguirão, de acordo com a previsão do tempo, em outras quatro cidades: Brasília, Goiânia, Vitória e Belo Horizonte. Ainda seguirá chovendo em Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Boa Vista, Rio Branco e Porto Velho.
Pancadas de chuva e trovoadas em destaque na previsão do tempo, mas não nas capitais do Nordeste
Diferentemente das outras regiões, o Nordeste não terá nenhuma de suas nove capitais na rota das pancadas de chuva e trovoadas que constam na previsão do tempo do Inmet. Todas elas terão, a saber, temperaturas máximas acima dos 30ºC. Novamente, Teresina será o destaque no quesito calor. Isso porque os termômetros devem chegar aos 40ºC nesta sexta-feira na capital do Piauí.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste