A semana começa com tempestades em quatro das cinco regiões do país. Há três alertas nesse sentido na previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a manhã desta segunda-feira, 21.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Nos três casos, o alerta para tempestade do Inmet é válido até as 10 horas de hoje. Além disso, eles aparecem na cor amarela, o que representa “perigo potencial” para chuvas de até 50 milímetros e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o Inmet em relação ao que pode ocorrer em meio às tempestades previstas para a manhã de hoje.
E esse baixo risco de problemas climáticos vale, por exemplo, para a faixa que se estende do extremo sudoeste de Mato Grosso e vai até a Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais:
Nesse sentido, o alertas para a tempestade abrange o extremo sul de Goiás, parte do Triângulo Mineiro, do sul de Minas Gerais e pouco mais da porção norte do Paraná. Além disso, a totalidade dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo estão sob o aviso de possíveis problemas provocados pelos temporais.
O segundo dos três alertas para tempestades vai do oeste de Mato Grosso (na fronteira do Brasil com a Bolívia) até o litoral sul do Espírito Santo. Dessa forma, tal aviso passa por Goiás, Minas Gerais e pelo litoral norte fluminense.
Tempestades na Região Norte, indica a previsão do tempo
Para a manhã desta segunda-feira, tempestades também terão vez em parte da Região Norte do país. Conforme a previsão do tempo, temporais podem se formar sobre a área que abrange todo o Estado de Roraima, o extremo noroeste do Pará e o norte do Amazonas.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Tanto para essa parte do Norte quanto para as demais áreas com alertas de tempestades na previsão do tempo, o Inmet divulga as seguintes instruções:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Leia também: “Tempestade de granizo atinge o interior de São Paulo”