Na China, uma grande “supercélula”, ou nuvem de tempestade, se formou sobre Tacheng, no noroeste do país, no sábado 12.
Em vídeo gravado por um morador local, que foi fornecido à televisão estatal chinesa CCTV, é possível ver a grande formação sobre o céu da cidade, que fica próxima à fronteira do Cazaquistão.
A CCTV informa que outros municípios da mesma região no país também foram atingidos por fortes chuvas de curta duração no sábado.
Leia também: “China bate recorde de extração de ouro em uma única mina”
As raras tempestades supercelulares possuem uma duração média de duas a seis horas. Sua estrutura singular resulta em significativas descargas de chuva e, ocasionalmente, até granizo.
O que é a “supercélula” vista na China
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil, “uma supercélula é uma tempestade caracterizada pela presença de uma corrente de ar ascendente que gira no interior da nuvem”.
Esses fenômenos geralmente provocam chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento. A agência relata que “o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam”.
No Brasil, as tempestades supercelulares ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e eventualmente produzem tornados. Geralmente, as supercélulas são encontradas isoladas de outras tempestades.