A previsão do tempo para esta quarta-feira, 13, indica para tempestades em ao menos três das cinco Regiões do Brasil: Sul, Centro-Oeste e Norte. A atenção maior segue concentrada no Rio Grande do Sul, que tem áreas sob alerta vermelho, de grande perigo, em decorrência de acumulados de chuvas.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho permanecerá ativo até o fim da manhã de hoje. Em geral, o aviso engloba pouco mais da metade sul gaúcha. Assim, os acumulados deverão afetar, entre outras partes do Estado, o Vale do Taquari — que registrou mais de 40 mortes depois da passagem de um ciclone extratropical no início do mês.
Para emitir o alerta de grande perigo, o Inmet justifica que mais desastres podem ocorrer em razão da previsão de mais de 100 mm de chuva sobre essa parte do país. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, avisa, dessa forma, o instituto. “Risco de grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”
Leia mais:
Diante do alerta vermelho, há quatro instruções para quem é do Rio Grande do Sul:
- desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- observe alteração nas encostas;
- permaneça em local abrigado; e
- em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Tempestades no Sul, no Centro-Oeste e no Norte
O Rio Grande do Sul não é, contudo, o único Estado a encarar a chuva na manhã desta quarta-feira. De acordo com a previsão do tempo, tempestades irão ocorrer em pontos de Santa Catarina e do Paraná. Essas áreas, além do nordeste gaúcho, podem registrar acumulados de até 100 milímetros. Além disso, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo devem ocorrer.
No Centro-Oeste, a previsão do tempo indica tempestade para a faixa que engloba o oeste de Mato Grosso do Sul e o oeste e o noroeste de Mato Grosso. No Norte, o temporal vai pegar a metade leste de Rondônia e partes do Amazonas e de Roraima. As condições climáticas previstas são as mesmas mencionadas para Santa Catarina e o Paraná.
Leia também: “Meteorologista avisa: ‘Grandes enchentes vão se repetir no RS'”
Para a faixa que engloba o oeste de Roraima, a metade ocidental do Amazonas, o Acre e o oeste de Rondônia, a tempestade será mais forte. De acordo com o Inmet, a chuva pode chegar aos 100 mm até as 10 horas de hoje. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Ventania no Sudeste e no Nordeste, segundo a previsão do tempo
Por fim, o Inmet conta com alertas relacionados à ventania em sua previsão do tempo para a manhã de hoje. De Paraty (RJ) a Itapemirim (ES), ventos costeiros devem ocorrer até as 10 horas. O mesmo aviso, a saber, vale para os litorais do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Para boa parte do sertão nordestino, e inclusive para o norte de Minas Gerais, o aviso da vez é de vendaval. “Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h”, afirma o Inmet. “Baixo risco de queda de galhos de árvores.”
Leia também: “Ciclone: Ministério Público Federal apura possível negligência em enchentes”