A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o laudo que mostra que 94 pessoas e 128 carros se envolveram no engavetamento que ocorreu em 2 de setembro, na BR-277, em Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba.
Seis pessoas morreram, cinco no local, e uma sexta faleceu depois de ser levada ao hospital. Outras 12 pessoas tiveram lesões leves ou graves, segundo o laudo da corporação.
De acordo com documento da PRF, todas as vítimas estavam dentro de veículos de passeio, que ficaram “prensados” entre dois caminhões. O acidente aconteceu na altura do km 136, no distrito de São Luiz do Purunã.
No trecho do engavetamento, há placas de sinalização e advertência sobre a intensa neblina na região. Contudo, o laudo concluiu que o nevoeiro, somado à reação tardia ou ineficiente dos condutores, foi a causa das colisões.
De acordo com o documento, o nevoeiro provocou visibilidade extremamente reduzida. A hipótese era trabalhada pela PRF desde o dia do acidente. Na ocasião, testemunhas afirmaram a existência de neblina na pista.
Leia mais: “Acidente entre ônibus e caminhão deixa dois mortos e 40 feridos”
O laudo produzido por agentes rodoviários foi encaminhado à Polícia Civil para auxiliar na realização do laudo pericial criminal.
Engavetamento matou 6 pessoas:
- Elton José Tallevi, de 36 anos (morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais);
- Michael Almeida de Araújo Penteado, de 36 anos (morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais);
- Ana Carla Pistuni Solanho, de 53 anos (moradora de Mallet, no sul);
- Jane Valeria Silva, de 48 anos (moradora de Ibiporã, no norte);
- Marcio Vieira, de 53 anos (moradora de Ibiporã, no norte); e
- Olidia Faian de Moura, de 78 anos (moradora de Ivaiporã, no norte).
A corporação informou que alguns veículos não chegaram a ser atingidos no engavetamento, mas ficaram presos entre caminhões, ônibus e carros que colidiram. Um caminhão explodiu. Imagens do acidente foram postadas nas redes sociais.