publicidade
Brasil, Política

Projeto incentiva trabalho na prisão

CNJ está à frente do Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda em prisões

Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda - cnj - prisão
Foto: Karlos Geromy/Secap MA

CNJ está à frente do Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda em prisões

Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda - cnj - prisão
Foto: Karlos Geromy/Secap MA

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, ativará uma de suas declaradas prioridades à frente do órgão. Amanhã, terça-feira 10, ele assinará acordos que resultarão no lançamento do projeto batizado de Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda em prisões.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Empresário suspeito de operar esquema de pirâmide é detido”

Como o nome sugere, o programa visa a incentivar o trabalho de detentos. Segundo dados divulgados pelo Departamento Penitenciário Nacional, menos de 20% da população carcerária brasileira desempenha atualmente algum tipo de atividade profissional (e recebe financeiramente por isso). O objetivo é aumentar essa porcentagem.

“Não é possível abordar a execução penal sem respostas coletivas”, diz o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener. “A partir do diálogo e da colaboração, o CNJ espera enfrentar as causas desse desarranjo com foco no médio e longo prazo”, complementa ele.

Procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro destaca que o Plano Nacional de Geração de Trabalho e Renda vai além de contar com a mão de obra dentro dos presídios. Para ele, o projeto traz benfeitoria na questão social.

“Essencial em qualquer política de segurança pública”

“O acesso ao trabalho sustentável por parte das pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema é essencial em qualquer política de segurança pública. Assim, garante não só a geração de emprego e renda, mas uma ressocialização que reverbera e melhora a segurança de todos os cidadãos brasileiros”, afirma Balazeiro.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Adilio Faustini
    Adilio Faustini

    Por quê o soldado do Exército pode trabalhar nas obras de Rodovias e Ferrovias e presos não?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade