No hemisfério sul, o verão 2023/2024 começou oficialmente na sexta-feira 22. A estação mais quente do ano vai se estender até o dia 22 de março, e promete uma nova temporada de recordes de temperatura em diversas regiões do Brasil. Porém, àqueles que planejam se refrescar do calor nas praias do litoral do Estado de São Paulo, é recomendada atenção.
Isso porque o litoral paulista tem atualmente 132 praias próprias para banho e 31 impróprias. São mais de 400 quilômetros de costa, de acordo com a medição mais recente feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O órgão faz a análise da qualidade das praias desde a década de 1970.
Quando a praia é considerada adequada para o banho?
Ainda de acordo com a Cetesb, a classificação de qualidade das praias foi feita por meio de dados coletados nas cinco semanas anteriores à divulgação. A praia é considerada adequada para o banho de mar se mais de 80% dos dados estiverem abaixo do limite estabelecido como aceitável para a densidade de bactérias fecais.
É no verão que costuma ser registrada uma piora generalizada das condições sanitárias das praias — isso em função do aumento do afluxo de pessoas às praias paulistas. Também durante o verão, os municípios litorâneos registram um aumento da quantidade de esgoto. Além do que, no verão, há mais chuva.
Onde encontrar praias limpas no litoral de São Paulo?
De acordo com o jornal Estadão, os municípios de Praia Grande e São Vicente, no litoral sul paulista, são os que apresentam o maior número de praias impróprias para o banho. O primeiro tem apenas quatro locais favoráveis para banho de mar, e o segundo município tem somente dois.
Historicamente, as melhores praias para banho localizam-se no litoral norte. Isso porque, quanto menor a ocupação urbana local, melhor é a qualidade da praia.
Litoral norte
Ainda de acordo com o jornal supracitado, na parte sul de Ubatuba, região conhecida como Trilha das 7 Praias, estão alguns dos pontos mais paradisíacos da cidade costeira. As Praias da Fortaleza e da Lagoinha, por exemplo, foram classificadas como próprias para banho pela Cetesb.
Litoral sul
Já no município do Guarujá, litoral sul do Estado, apesar de ser um dos principais destinos dos turistas na Baixada Santista, apresenta apenas um ponto de medição declarado próprio para o banho, de acordo com a medição mais recente da Cetesb — trata-se da praia do Perequê.
A reportagem do jornal supracitado também visitou a orla do Guarujá no último mês e também as Praias do Sangava, do Limão e do Góes, que são três pontos tranquilos do litoral sul.
Destaque da região
Por fim, o destaque do litoral sul vai para Ilha Comprida. No local, de acordo com a Cetesb, as águas têm qualidade “sistematicamente boa” para banhos de mar. O município litorâneo, unidade de conservação ambiental, tem 74 quilômetros ininterruptos de faixa litorânea — a maior do Estado de São Paulo. Ilha Comprida baniu todos os quiosques da orla e passou a investir na preservação ambiental — e para isso, conta com a ajuda dos próprios moradores.
Depende:
Conforme o site da Cetesb , hj no Guarujá tem apenas uma imprópria. Já em Ubatuba tem 27 próprias para banho.
Vai atrás do Estadão…..