Com dimensões continentais, o Brasil é um país que possui diversas culturas, gostos e costumes. Uma das marcas dessa diversidade é o sotaque. Mais precisamente, a variedade de sotaques.
Segundo uma pesquisa da Preply, plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas, os mineiros têm o jeito mais “sexy” de pronunciar as palavras.
A Preply argumenta que os participantes da pesquisa escolheram o sotaque mineiro por causa de sua “maneira cantada” de falar e pelo modo como aplicam o diminutivo.
De acordo com os voluntários, quando alguém diz as palavras “pertim”, “cafézim” ou semelhantes, tende a ser vista como simpático e carinhoso.
Veja qual é o sotaque mais charmoso do Brasil, segundo o ranking da Preply
Sotaque mineiro é o mais charmoso. E o mais marcante?
A Preply também quis saber a opinião dos brasileiros sobre o sotaque mais marcante do país. Os fluminenses, ou seja, os que nasceram no Estado do Rio de Janeiro, ficaram na primeira posição. Já a medalha de prata ficou com os baianos.
O “x” marcante dos fluminenses, ao lado do “jeitinho baiano” de se expressar, justifica a escolha dos participantes da pesquisa.
Ao serem interpelados sobre qual sotaque escolheriam, se pudessem mudar o próprio jeito de pronunciar as palavras, os entrevistados afirmaram que optariam pelo fluminense.
Eles citaram gírias comuns dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, como “mermão” e “caraca, brother!”.
Apesar de ser paulista, acho o gaúcho o mais legal!!!! O mineiro distorce muito o idioma.
O sotaque mais bonito e original do Brasil é o do pernambucano do Recife.
Nenhum sotaque supera o sotaque de uma goiana, é bem diferenciado.
Gosto do sotaque mineiro, achei merecido. Já o sotaque carioca/fluminense estar atrás do baiano, discordo. Aí mermão, tá errado isso, pô! 😂
Bah! Gaúcho em quarto? Que barbaridade, erraram feio.
Confirmo isso. Eu mesmo sou um charme em pessoa, apesar de ser do norte do estado, onde se fala mais cantado ainda. Mais um mistura de mineiro e baiano que está em segundo lugar.
O sotaque baiano ficou em segundo lugar principalmente por causa do sotaque de Salvador, ou seja, o soteropolitano. Eu quero é prova que o nosso não seja o melhor? Aoooooonde? Essa disputa de sotaques é acirrada e bem divertida! Mas é barril… Kkkkkkkkk…
Baiano e Fluminense, com essas notas altas? Affff…
O que eu acho mais impressionante no Brasil é que todos falam o mesmo idioma sem dialeto ou outras línguas. Viajei muito neste país e por veses passando mais de 15 dias em cada lugar.
Fico impressionado também com a facilidade de, em poucos dias, você pegar o sotaque de cada região e começar a falar igual a eles.
Adoro o sotaque nordestino
Tchê, eu gosto mais do sotaque e palavrório gaúcho rural que pouca gente entende.
Esse pesquisador é bão demais, uai!
Ninguém resiste a uma mineirinha!
Hum! Delícia!!!!!