Um avião de pequeno porte caiu nesta segunda-feira, 10, no município de Prado, região sul da Bahia. O acidente matou o empresário Fredy Tanos, dono de uma rede de laboratórios em Minas Gerais.
O piloto da aeronave era Mário Gontijo, empresário do mesmo ramo. Ele sobreviveu ao acidente e foi encaminhado para atendimento médico de emergência.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
AVIÃO CAI, EXPLODE E PROVOCA MORTE NO SUL DA BAHIAhttps://t.co/1AFPwAhtAF
— Carlos Salas (@CarlosS08594935) February 11, 2025
Mais uma tragédia…
Compartilhe: pic.twitter.com/2MO2dp38UR
De acordo com informações da Rádio Itatiaia, a vítima que morreu no acidente teria ficado presa entre as ferragens do avião. Agentes da Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba removeram o corpo dos destroços e o levaram para o Instituto Médico-Legal (IML) da região.
Acidente de avião em SP há menos de uma semana causou duas mortes
O acidente na Bahia aconteceu três dias depois da queda de um avião monomotor na Barra Funda, zona oeste da capital de São Paulo, na última sexta-feira, 7, que provocou a morte de duas pessoas. As vítimas foram o empresário e advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Medeiros.
Imagens mostram o momento em que um avião de pequeno porte cai sobre veículos na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira, 7. A filmagem é de Wil Lian. pic.twitter.com/LEXnzpO6km
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 7, 2025
Os dois corpos foram encontrados carbonizados dentro da aeronave. Segundo o capitão dos Bombeiros Ronaldo de Melo, um deles estava na parte da frente e outro na parte de trás. Outras sete pessoas ficaram feridas no solo.
O avião bimotor era do modelo King Air F90, fabricado em 1981 e com capacidade para oito pessoas, e decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da cidade. O aeroporto informou que a torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos depois da decolagem.
![O piloto Gustavo Medeiros e o dono do avião, Márcio Carpena](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/Piloto-Gustavo-Medeiros-e-o-dono-da-aeronave-Marcio-Carpena.jpg)
Vídeos do acidente mostram que o avião atingiu uma árvore antes de explodir no asfalto. A aeronave havia sido adquirida em dezembro passado, pela empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas, dos sócios Márcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz.
Uma falha no motor do avião pode ter causado o acidente. O piloto pediu “retorno imediato” ao Aeroporto Campo de Marte logo depois da decolagem da aeronave, cuja queda atingiu um ônibus na parte traseira, mas felizmente nenhum dos passageiros morreu.
+ Leia mais: “Brasil registrou 8 acidentes aéreos em 4 meses”