O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira, 16, que o ConecteSUS, plataforma por meio da qual é possível acessar os comprovantes de vacinação contra a covid-19, deve ser restabelecido, no máximo, até amanhã.
O site e os sistemas internos da pasta foram invadidos por hackers na sexta-feira 10, o que deixou o ConecteSUS e outras plataformas indisponíveis. O ataque criminoso também afetou o registro das notificações de casos da doença no país. Na noite de segunda-feira 13, houve uma nova invasão.
Ainda de acordo com Queiroga, as redes internas do Ministério da Saúde, também atingidas pelos criminosos cibernéticos, já estão operando normalmente.
“A rede interna do ministério já foi restabelecida. O ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, afirmou Queiroga.
Passaporte da vacina
Ao conversar com jornalistas nesta manhã, o ministro também foi indagado sobre quando será publicada a nova portaria do governo federal a respeito da obrigatoriedade de apresentação passaporte da vacina para entrada no país.
A medida já obteve apoio da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Primeiro é necessário saber a decisão. Quando houver o acórdão do STF, se farão os ajustes que forem necessários”, afirmou Queiroga. “Quem faz essa análise é o Bruno Bianco, advogado-geral da União, e com esse documento os ministérios envolvidos na questão, liderados pela Casa Civil, vão verificar questões relativas ao normativo.”
Vai te enfiar na bunda o conectesus Queiroga!!