Queiroga: ConecteSUS deve voltar ao normal até amanhã

Segundo o ministro da Saúde, redes internas da pasta já foram restabelecidas depois de ataques hackers
-Publicidade-
Sistemas internos do Ministério da Saúde alvos de ataque <i>hacker</i> estão sendo restabelecidos
Sistemas internos do Ministério da Saúde alvos de ataque hacker estão sendo restabelecidos | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira, 16, que o ConecteSUS, plataforma por meio da qual é possível acessar os comprovantes de vacinação contra a covid-19, deve ser restabelecido, no máximo, até amanhã.

O site e os sistemas internos da pasta foram invadidos por hackers na sexta-feira 10, o que deixou o ConecteSUS e outras plataformas indisponíveis. O ataque criminoso também afetou o registro das notificações de casos da doença no país. Na noite de segunda-feira 13, houve uma nova invasão.

Ainda de acordo com Queiroga, as redes internas do Ministério da Saúde, também atingidas pelos criminosos cibernéticos, já estão operando normalmente.

-Publicidade-

“A rede interna do ministério já foi restabelecida. O ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, afirmou Queiroga.

Passaporte da vacina

Ao conversar com jornalistas nesta manhã, o ministro também foi indagado sobre quando será publicada a nova portaria do governo federal a respeito da obrigatoriedade de apresentação passaporte da vacina para entrada no país.

A medida já obteve apoio da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Primeiro é necessário saber a decisão. Quando houver o acórdão do STF, se farão os ajustes que forem necessários”, afirmou Queiroga. “Quem faz essa análise é o Bruno Bianco, advogado-geral da União, e com esse documento os ministérios envolvidos na questão, liderados pela Casa Civil, vão verificar questões relativas ao normativo.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.