O Real Digital, versão digital da moeda brasileira, deverá ser testado em 2023. A informação foi divulgada por Fábio Araújo, economista do Banco Central (BC), durante uma live transmitida na segunda-feira 30.
Segundo o economista, os testes da moeda digital deveriam ser iniciados até o fim de 2022, mas, devido à greve dos funcionários do BC, a programação foi atrasada. “A partir de 2023, iniciaremos os testes para lançar a moeda no fim de 2024”, disse Araújo, durante o debate sobre o tema.
No ano passado, o BC anunciou desenvolvimento do Real Digital. Trata-se de uma extensão do dinheiro físico. A moeda digital vai ser emitida pelo BC e será usada em contratos inteligentes (um documento on-line firmado entre duas partes sem a necessidade de um intermediário), pagamentos em outros países e na internet.
Aqueles que desejarem ter a moeda digital vão precisar ter uma carteira virtual (um sistema que reúne vários meios de pagamento, como débito e crédito) de uma instituição financeira ou banco autorizada pelo BC.
A primeira versão da moeda digital a ser testada é uma opção adicional ao uso do dinheiro físico, podendo ser convertida em qualquer outra forma de pagamento disponível: depósito bancário ou cédula.
Leia também: “Um país fora dos trilhos”, artigo de Dagomir Marquezi para Edição 114 da Revista Oeste.
Que venha logo essa inovação!! Vai facilitar a vida de todo mundo. Só tem um porem…
Se é a favor do povo, o STF VAI BARRAR!!
“”Çei, çei…””
Çabemos, Çabemos.