Revista Oeste - Eleições 2022

Real Digital pode ser testado em 2023, diz economista do Banco Central

Primeira versão será adicional ao uso do dinheiro físico
-Publicidade-
Aqueles que desejarem usar a moeda digital vão precisar ter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo BC
Aqueles que desejarem usar a moeda digital vão precisar ter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo BC | Foto: Reprodução/ Pixabay

O Real Digital, versão digital da moeda brasileira, deverá ser testado em 2023. A informação foi divulgada por Fábio Araújo, economista do Banco Central (BC), durante uma live transmitida na segunda-feira 30.

Segundo o economista, os testes da moeda digital deveriam ser iniciados até o fim de 2022, mas, devido à greve dos funcionários do BC, a programação foi atrasada. “A partir de 2023, iniciaremos os testes para lançar a moeda no fim de 2024”, disse Araújo, durante o debate sobre o tema.

No ano passado, o BC anunciou desenvolvimento do Real Digital. Trata-se de uma extensão do dinheiro físico. A moeda digital vai ser emitida pelo BC e será usada em contratos inteligentes (um documento on-line firmado entre duas partes sem a necessidade de um intermediário), pagamentos em outros países e na internet.

-Publicidade-

Aqueles que desejarem ter a moeda digital vão precisar ter uma carteira virtual (um sistema que reúne vários meios de pagamento, como débito e crédito) de uma instituição financeira ou banco autorizada pelo BC.

A primeira versão da moeda digital a ser testada é uma opção adicional ao uso do dinheiro físico, podendo ser convertida em qualquer outra forma de pagamento disponível: depósito bancário ou cédula.

Leia também: “Um país fora dos trilhos”, artigo de Dagomir Marquezi para Edição 114 da Revista Oeste.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.